Connect with us

Guarujá em Foco

Evento ensina as crianças sobre os cuidados com a saúde

Published

on

1ª edição do Doctor Bear realizado pela Medicina Guarujá promoveu simulações de atendimentos através da ursoterapia

Em uma tarde de muito aprendizado e alegria, crianças da comunidade participaram recentemente da 1ª edição do projeto Doctor Bear, realizado pelo comitê Unaerp Guarujá da IFMSA Brazil, formado por estudantes do curso de Medicina, em parceria com o Núcleo de Projetos Sociais da Universidade.

Por meio da “ursoterapia”, os pequenos puderam aprender sobre saúde na infância, com o objetivo de diminuir neles o medo e ansiedade em situações de intervenções em saúde.

Ao chegarem na Unaerp Guarujá, as crianças foram presenteadas com ursinhos de pelúcia e bonecos (arrecadados em uma campanha solidária) que foram transformados em “pacientes”, permitindo à garotada vivenciar uma consulta médica, exames e procedimentos de saúde.

Os alunos da Medicina Guarujá simularam a anamnese, a aferição de sinais vitais, exames diagnósticos como a tomografia, e ensinaram os pequenos sobre a higienização das mãos e a necessidade de se seguir as orientações quanto à medicação e curativos, por exemplo.

Lídia Gomes Mariano adorou ver a filha Lilian brincando e aprendendo. “Ela tem medo porque acha que vai tomar injeção, mas hoje está se divertindo bastante. Acho que vai agora querer ir ao médico sempre”.

A mãe Letícia Muniz, que estava com as filhas Ana Júlia e Helena, acredita que “ao fazer de maneira lúdica, elas interagem se colocando tanto no lugar do ursinho (paciente) quanto dos profissionais de saúde.”

O coordenador da IFMSA Brazil Unaerp Guarujá, Alexandre Menezes, explica que quando a criança fica doente, pela situação de vulnerabilidade, dor e medo, isso pode levar a um trauma quanto aos profissionais de saúde. “E nessa situação lúdica, em que as crianças estão bem de saúde, ao tratarem do ursinho ou boneco descobrem que, quando estiverem doentes, qual é a função dos serviços em saúde, e isso vai diminuir nelas essa ansiedade”, ressalta Menezes.

Para a supervisora do Núcleo de Projetos Sociais, professora Fabiana Regina Henriques, a ação contribui com mais uma atividade de extensão universitária, somando-se aos projetos sociais que a Universidade promove.

“As crianças aprenderam e viveram hoje essa experiência, uma marco para o desenvolvimento delas, para a orientação em saúde. Além disso, os alunos estão aplicando seu conhecimento e colocando em exercício a solidariedade”.

A estudante da 6ª etapa da Medicina Guarujá da Unaerp, Aleska Leme de Andrade, destaca esse diferencial para sua formação médica. “Foi muito enriquecedor para minha vida acadêmica, vai ficar marcado na minha história e levar para a vida como uma experiência única.”

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement