Regional
Exposição gratuita na Pinacoteca é opção de lazer nas férias
Mostra de Carlos Zibel é passeio apropriado para toda família
Quem estiver em férias na Baixada Santista, vale conciliar o tempo para prestigiar a exposição gratuita Nascer é muito Comprido, de Carlos Zibel, até dia 28 de janeiro. Instalada na Pinacoteca Benedicto Calixto é outro bom motivo para visitação: um charmoso casarão tombado pelo patrimônio cultural de Santos, local icônico e muito estimado pela população.
»» Leia também: Cota única com desconto do IPTU em Guarujá vence dia 10
Com curadoria de Antonio Carlos Cavalcanti Filho, a exposição inédita na região é uma retrospectiva da obra visual do artista, que também é curador e crítico de arte. Nas sete séries e obras apresentadas na mostra, Zibel tematiza e escolhe técnicas de acordo com um processo de desdobro que, em muitas oportunidades, alterna indagações artísticas em um processo pessoal que sugere um caminhar em espiral.
Mesmo em um olhar breve, oferece ao visitante a oportunidade de vivenciar durante o percurso experiências estéticas instigantes e a iniciação no universo do artista.
A mostra está aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 18h.
Arte na Pinacoteca
A exposição encerra o ciclo de exposições inéditas e gratuitas do projeto “Arte na Pinacoteca”, que tem o objetivo de promover e disponibilizar às crianças, jovens, estudantes, professores e interessados manifestações culturais diversas, a fim de democratizar e estimular a arte e a cultura na região.
Com uma programação interessante e diversificada, a segunda edição do Arte na Pinacoteca realizou este ano quatro exposições de artistas renomados e internacionais e promoveu a visitação de mais de 2.000 alunos de 10 escolas da rede pública, até agora e mais de 5 mil visitantes em média por mês.
“Foi um ano incrível. Levamos para a Pinacoteca crianças que talvez nunca tivessem uma chance como essa. É despertar e estimulá-las à cultura e valorização da arte”, diz Leila Cristhiane, diretora executiva do projeto e da Weimar Cultural. “Para 2024 prepararemos também uma programação especial, para cada vez mais fomentar a cultura e incentivar as crianças a apreciarem”, completa.
O projeto – patrocinado por Ministério da Cultura, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC e Medlog – é realizado pela Fundação Benedicto Calixto com a coordenação e gestão cultural da Weimar Cultural, empresa que atua e desenvolve projetos relacionados à arte e cultura, educação, desenvolvimento social, sustentabilidade e meio ambiente.
“Apoiar o Arte na Pinacoteca é promover o acesso à cultura e deixar um legado social para a Baixada Santista. É uma forma de contribuir para que mais pessoas, especialmente crianças e jovens de escolas públicas, vivenciem o potencial transformador da arte como vetor de desenvolvimento e alavancagem da nossa região”, diz Claudio Oliveira, diretor Comercial e Marketing da Brasil Terminal Portuário (BTP), empresa com dez anos de operações no Porto de Santos e tem o compromisso de fortalecer a relação porto-cidade.
Exposição “Nascer é Muito Comprido” (gratuita)
Até 28 de janeiro de 2023
Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – SP
Visitação gratuita: de terça a domingo, das 9h às 18h (exceto dias 24, 25 e 31/12 e 01/01)
Tel.: (13) 3288-2260 e (13) 9 9734-6364
You must be logged in to post a comment Login