Connect with us
Arvoredos

Colunas

Festa da Pitanga será dia 17 com concurso gastronômico e mais!

Publicado

em

No dia 17 de dezembro acontece a 1ª Festa da Pitanga de Guarujá, a partir das 16 horas, no Centro de Convenções do Casa Grande Hotel Resort & Spa, que fica na avenida Miguel Estefno, 1001, na Praia da Enseada.

Neste ano, o evento vai eleger a melhor sobremesa de pitanga e o melhor drink de pitanga. Os estabelecimentos concorrentes seguem elaborando receitas inéditas, que poderão ser incluídas em seus cardápios oficiais.

— Leia também: Sobrinho da Dama da Viola, Helena Meirelles, reside em Guarujá

Além do concurso, que vai contar com concorrentes renomados restaurantes e bares da Cidade, o público presente vai poder apreciar boa música e aproveitar uma diversificada praça de alimentação.

Jurados decidirão a melhor sobremesa e o melhor drink de Pitanga (foto ilustrativa)

O intuito dos organizadores é fazer mais uma data festiva para atrair munícipes e turistas, fomentando o turismo da nossa belíssima Guarujá, assim tornando-se, anualmente, a festa símbolo da cidade, uma vez que há mais de 10 anos existe a lei municipal que instituiu a árvore Pitangueira como árvore símbolo do Guarujá.

O evento será realizado pelo Conselho Municipal de Turismo da Prefeitura Municipal de Guarujá (PMG/COMTUR), através da secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Meio Ambiente (Seman) e Associação Comercial de Guarujá (Aceg).

Mudas bem cultivadas podem render prêmio em dinheiro em 2023

Desde a Primavera de 2010, Laerte distribui 300 mudas da árvore frutífera, na Praça dos Expedicionários, com instruções para cultivo e cuidados

Na 1ª Festa da Pitanga também haverá distribuição de mudas de Pitanga.

A história de Guarujá e as Pitangas se entrelaçam desde os primeiros tempos da Ilha de Santo Amaro, quando pomposas Pitangueiras floresciam nas calçadas e quintais das casas da área urbana da Cidade.

Com o progresso urbano, a árvore foi desaparecendo. Com a intenção de resgatar o significado especial que a fruta tem para quem viveu o Guarujá nas décadas passadas, um antigo munícipe, João Laerte Sachs idealizou o projeto ‘Pitanga das Pitangueiras’.

Desde a Primavera de 2010, Laerte distribui 300 mudas da árvore frutífera, na Praça dos Expedicionários, com instruções para cultivo e cuidados. São dez anos de disposição e empenho para que a Pitangueira volte a fazer parte da trajetória de desenvolvimento de Guarujá.

O projeto idealizado pelo visionário Laerte Sachs há mais de dez anos, hoje está totalmente alinhado às ações desenvolvidas em todo o mundo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O Comtur, através da Seman e da Setur abraçaram a ideia do ‘Projeto Pitanga das Pitangueiras’, que neste ano passa para o patamar de concurso, com uma tecnologia que permitirá o acompanhamento das árvores frutíferas.

O cultivador, no momento da retirada da muda, será cadastrado no portal de Turismo (https://portalguaruja.tur.br/), onde deverá enviar fotos de sua muda crescendo. Aqueles que cumprirem o regulamento do concurso poderão participar de um concurso para o ano que vem, na segunda edição da Festa da Pitanga. Cinco cultivadores sortudos poderão ganhar prêmios de R$ 5 mil reais.

As mudas também são distribuídas em outros pontos da cidade. Confira os locais: Casa Grande Hotel Resort & Spa, Acqua Mundo; Mirante das Galhetas; sede da Associação Comercial de Guarujá (ACEG); na sede da Setur e na pousada Canto no Mar.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement