Festival 100k Barbaecue: O dia em que o Guarujá virou a capital do churrasco

HomeColunasMais Estância - Paizão

Festival 100k Barbaecue: O dia em que o Guarujá virou a capital do churrasco

Fala galera louca por churrasco, eu sou o Paizão e este aqui é sim o nosso querido Canal Barbaecue, diferente do YouTube na sua forma de falar com vocês, porém com a mesma essência e paixão, continuamos loucos por churrasco. E por falar em churrasco, hoje gostaria de falar sobre o nosso primeiro festival de
churrasco.

»» Leia também: Barbaecue: Meu Início no YouTube: Desafios e Descobertas no Mundo Digital

Em um sábado ensolarado de 2018, o Guarujá trocou o cheiro de maresia pelo inconfundível perfume de gordura na brasa. Foi nesse dia, com fumaça no ar e carnes sendo preparadas em diversos modos, que nasceu o Festival 100K
BARBAECUE, o primeiro festival de churrasco da cidade e talvez o mais inusitado da história dos festivais mundo afora, pois afinal de contas não é todo dia que se tem notícia de um 100% onilne.

O evento foi criado para celebrar uma marca que, à época, parecia coisa de outro mundo: 100 mil inscritos no canal BARBAECUE no YouTube, comandado por um certo “churrasqueiro das massas”, um legítimo representante da nova geração de assadores digitais, este que vos falam.

Enquanto os mestres da brasa de antigamente usavam avental e rádio de pilha, os novos ícones do churrasco já vinham munidos de câmera Full HD, microfone de lapela, Go Pros por todos os cantos e uma comunidade sedenta por picanha suculenta e dicas de dry rub.

Era o início de uma nova era para o churrasco brasileiro na internet, um momento diferente que nos trouxe até aqui e que tem muito chão para trilhar ainda.

Naquele 2018, o país fervilhava com o boom das carnes premium. Termos como Tomahawk, Brisket, reverse sear e smoke ring já circulavam nos grupos de WhatsApp mais animados, e a grelha deixava de ser apenas o ponto de encontro do domingo para virar palco de performance, estilo e por que não? espetáculo gastronômico.

Influenciadores como movimentavam milhões de visualizações ao mostrar como transformar um simples cupim em uma experiência transcendental. Entre receitas, tutoriais, desafios e até poesia sobre gordura entremeada, essa turma redefiniu a forma como o brasileiro se relacionava com o churrasco. E, nesse cenário, o Guarujá entrou para a história.

O 100K BARBAECUE reuniu vários convidados que trouxeram todo o seu know-how para abrilhantar ainda mais nosso Festival, a turma do RR MEAT BBQ, com Daverson Cabrera e Raphael Eusébio, prepararam Porco à Paraguaia, Cordeiro Patagônico e Costela Fogo de Chão, Tadeuzão do Canal Rango no SmashBurguer e Brisket, e eu completei a linha de frente dos churrasqueiros podendo receber mais alguns influenciadores como Rafa do Canal Rango do Rafa e Henrique Minimin.

Entre um corte e outro, o público descobria as nuances entre defumação lenta e fogo direto, aprendia a respeitar o descanso da carne (porque carne boa não se corta no desespero!), e na verdade quando dizemos público, estamos se referindo aos 100 convidados que estiveram presentes para saborear os preparos, porque como dito no começo, o evento tinha como principal foco, ser assistido de forma online e assim obtivemos o sucesso esperado.

Em mais ou menos 8 videos atingimos mais de 500 mil visualizações de forma direta no youtube, fora as redes sociais nossas e de todos os envolvidos, marcas, influenciadores e visitantes.

O clima era de celebração. Não apenas pelos 100 mil inscritos, que já eram um feito para um canal de nicho como o BARBAECUE, mas pelo espírito de comunidade que o evento consolidava. Havia uma sensação no ar de que aquilo era só o começo. E era mesmo.

Anos depois, olhando para trás, é possível afirmar que aquele dia em Guarujá não foi apenas um evento: foi um marco. Foi quando o churrasco saiu do quintal e foi para o palco. Quando o YouTube virou churrasqueira. Quando o Brasil passou a se ver, com orgulho, como uma potência carnívora criativa.

E tudo isso começou com um canal no YouTube, uma comunidade apaixonada e um festival que ninguém que participou jamais vai esquecer. Porque, no final das contas, o FESTIVAL 100K BARBAECUE foi mais do que carne
no fogo: foi fogo no coração.

Nos vemos na próxima edição, com mais fumaça boa e carne ao ponto, pra menos, pelo menos!

Acompanhe mais nas nossas redes sociais, no Youtube e Instagram! Quer assistir mais sobre como foi este festival, procure por FESTIVAL 100 BARBAECUE no YouTube: https://www.youtube.com/watchv=ke3pywhlgvI&list=PLjml2nZDb1pptqkQvyXfx-
9zC6CHpaWoL&index=5

Rodrigo ‘Paizão/Barbaecue’
é jornalista e criador de conteúdo digital com mais de 191mil inscritos em seu canal no youtube e mais de 70 mil seguidores em suas redes sociais.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?