Bertioga
Festival Indígena de Bertioga celebrará tradição e cultura
O cantor Jorge Vercillo é uma das atrações do festival
Está chegando o Festival Indígena de Bertioga – FIB 2023. Sucesso no ano passado, o evento, acontece de 19 a 23 de abril, no Parque dos Tupiniquins. A programação gratuita terá muita arte, esporte, gastronomia e diversas atrações para celebrar as tradições dos povos originários.
Mais de 300 indígenas de diversas etnias do Brasil devem participar do festival.
— Leia também: PAT Bertioga está com 29 vagas de emprego e estágio
Além do povo Guarani da Aldeia Rio Silveira, de Bertioga, o FIB receberá representantes das etnias Bakairi (Paranatinga – MT), Bororo (Rondonopólis – MT), Xavante (Campinápolis – MT), Kaingang (Candido de Abreu – PR), Kuikuro (Canarana – MT), Kalapalo (Canarana – MT), Fulni-Ô (Águas Belas – PE), Pataxó (Porto Seguro – BA) e Terena (Aquidauana – MS).
Os cinco dias do festival prometem ser emocionantes. A programação terá oficinas de artesanato, pinturas corporais, danças, demonstrações de esportes e práticas corporais indígenas, apresentações da juventude indígena, cantos, rituais, dentre outras atividades.
No dia 22 de abril a atração será o show do cantor Jorge Vercillo. O cantor é um forte defensor da preservação da cultura indígena e do meio ambiente, realizando diversas metáforas da natureza em suas letras, como “Encontro das águas”, “Signo do ar” e “Arco-íris”.
Segundo Ney Carlos da Rocha, secretário de Turismo e Cultura de Bertioga, o intuito é promover a troca de saberes referentes à cultura indígena, entre os nativos Guarani do Rio Silveira com outros povos indígenas e com o público participante, com reflexos na população local, regional e nacional.
Com o tema “Água é Vida”, o festival traz a “Cerimônia das Águas”, que busca levantar o debate sobre as crises ambientais, ressaltando os conhecimentos e sabedorias indígenas na Década Internacional das Águas dos Oceanos e Rios.
O Festival Indígena de Bertioga é realizado pela Prefeitura e produzido pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena. O evento faz parte do calendário “Bertioga é + diversão e aventura 365”, que tem o objetivo de impulsionar o turismo e acelerar a retomada econômica do Município.
You must be logged in to post a comment Login