Connect with us

Entretenimento

Fortaleza da Barra passa a contar com píer revitalizado e entorno mais acessível

Publicado

em

Melhorias integram primeira etapa do projeto de valorização do monumento histórico. Prefeitura de Guarujá realizou cerimônia simbólica de conclusão das intervenções

O acesso à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande está de cara nova. É que o principal píer responsável por possibilitar a visitação ao monumento histórico foi totalmente revitalizado, garantindo mais segurança e acessibilidade aos usuários. Para celebrar a conquista, a Prefeitura de Guarujá realizou uma cerimônia simbólica de conclusão das intervenções na última sexta-feira (11). A Ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e o ato contou com representantes do Ministério Público Federal, da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e da sociedade civil.

— Leia também: Gol de Letra está com inscrições abertas para crianças e adolescentes

As melhorias promovidas no píer, que incluem reparos estruturais, pintura, sinalização, iluminação, além da implantação de guarda-corpo de ponta a ponta e uma escadaria integram a primeira etapa do Projeto Parque Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, de autoria da UniSantos. Entre as intervenções, o caminho que dá acesso à fortificação recebeu pavimentação e uma rampa de acessibilidade.

O projeto visa à valorização do monumento histórico e a recuperação das imediações da Praia do Góes. Por isso, nesse primeiro momento a região também foi contemplada com serviços de zeladoria e de maquinários, que efetuaram a restauração de parte da murada do Fortim do Góes.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Renato Pietropaolo, os feitos simbolizam uma grande conquista para a preservação da história da municipalidade, mas ainda há coisas para fazer. “Durante a vistoria final do Ministério Público Federal sobre as melhorias, aproveitamos para pleitear novos recursos para a execução completa do Projeto Parque Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. Agora, basta darmos continuidade às tratativas e não apenas aguardar uma devolutiva, mas também seguir atuando junto à população para a preservação desses bens tão preciosos”, destacou o titular da pasta.

Apoio do Ministério Público Federal

O Projeto Parque Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, de autoria da UniSantos, com duas etapas previstas para sua execução completa, só pôde sair do papel a partir dos recursos liberados pelo Ministério Público Federal no ano passado, quando os serviços foram iniciados. As intervenções contaram ainda com o apoio da Secult, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), que administram o equipamento de forma conjunta.

A união de esforços potencializa as chances de a Fortaleza da Barra obter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para integrar o Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo.

Sentimento de pertencimento avivado

Atualmente, a Prefeitura de Guarujá também desenvolve um projeto de educação patrimonial junto à comunidade de Santa Cruz dos Navegantes. Iniciativa que possibilita não apenas o avivamento do sentimento de pertencimento da municipalidade pelo equipamento histórico, como também um estudo para a criação de uma Unidade de Conservação (UC) no local.

Monumento histórico

Construída no século XVI durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande surgiu com o intuito de proteger a então Vila de Santos e o Porto de Santos, dos ataques de invasores. Na fortificação hoje funciona um museu, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população de Guarujá. Além disso, o monumento foi reconhecido, em 1964, como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement