Guarujá em Foco
Fortaleza da Barra passa por obras de revitalização
Trabalho é conduzido pela Universidade Católica de Santos
As obras no entorno da Praia do Góes e na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foram vistoriadas nesta semana pela prefeitura. As atividades envolvem a recuperação da murada do Fortim do Góes, bem como a recuperação da estrutura do píer de acesso à Fortaleza, além da adequação do caminho principal ao patrimônio a partir do píer.
–Leia também: Prefeitura adequa rede de drenagem em trecho da Avenida Santos Dumont
O intuito é ampliar a acessibilidade às pessoas com deficiência e os visitantes em geral. Para execução da obra, a Universidade Católica de Santos (Unisantos) – responsável pela elaboração do projeto, recebeu recursos do Ministério Público Federal após assinatura do termo de responsabilidade, em abril deste ano.
Monumento histórico
Construído no século XVI durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, o monumento surgiu com o intuito de proteger a então Vila de Santos e o Porto de Santos, dos ataques de invasores. Na fortificação hoje funciona o Museu Fortaleza da Barra, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população local e da Cidade.
Em 2019, a Fortaleza da Barra Grande passou a concorrer ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para integrar o Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo juntamente ao Forte São João, em Bertioga, que também concorre ao título. Atualmente, 19 fortalezas da costa brasileira fazem parte Conjunto de Fortificações do Brasil.
Foi reconhecido em 1964 como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Foto: PMG
You must be logged in to post a comment Login