Guarujá em Foco
Fraudes em licitações e ligação com PCC são alvo de megaoperação no litoral de São Paulo
Ministério Público cumpre 26 mandados de busca e apreensão na Baixada Santista e Capital
Da Redação
Atualizada em 01/10/2024, às 12:42hs
Uma operação de grande escala realizada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) nesta terça-feira (1º) visa desmantelar um esquema de fraudes em licitações na Baixada Santista e na Capital. A investigação envolve agentes públicos suspeitos de corrupção na Câmara Municipal e na Prefeitura de Guarujá, com possível conexão com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Uma das empresas beneficiadas pelos contratos fraudulentos pertencia a um líder da facção criminosa, assassinado em março deste ano.
»» Leia também: Eleições 2024: urnas são lacradas para o 1º turno
Investigação detalha esquema de propinas e fraudes
Batizada de “Hereditas”, a operação cumpre 26 mandados de busca e apreensão emitidos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A investigação revelou indícios de irregularidades em processos licitatórios, favorecimento de empresas e pagamento de propinas a agentes públicos para garantir a execução das fraudes.
Segundo o Gaeco, a operação envolve a participação de 15 membros do Ministério Público, 76 policiais militares de unidades especiais do Comando de Policiamento de Choque (ROTA, COE e GATE), além de 50 policiais civis das equipes da Delegacia Seccional de Praia Grande e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE).
Envolvimento com o PCC
A ligação entre políticos locais e o PCC é um dos principais focos da investigação. A empresa favorecida pelos contratos públicos era controlada por um dos líderes da facção, morto em março, o que reforça a suspeita de que o crime organizado está atuando em setores da administração pública.
A operação segue com o apoio das polícias Civil e Militar, e novas fases são esperadas para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos.
Câmara se pronuncia
Em nota oficial, a Câmara Municipal de Guarujá esclarece que “entende que a apuração de denúncias de irregularidades é fundamental para a manutenção da confiança da população nas instituições públicas, e, por isso, acompanhará atentamente o desenrolar das investigações. Além disso, em nome da Presidência, se coloca à disposição das autoridades para colaborar com o esclarecimento dos fatos.”
E finaliza: “É importante ressaltar que o Legislativo preza pelo princípio de que todo acusado de um crime é considerado inocente até que o contrário seja provado em um processo judicial. Esta Casa de Leis reitera seu compromisso com a ética e com o cumprimento da legislação.”
Operação em andamento.
You must be logged in to post a comment Login