Connect with us

Brasil/Mundo

Fumaça do Incêndio no Parque Nacional de Brasília afeta a capital; Polícia Federal investiga

Publicado

em

A fumaça do incêndio no Parque Nacional de Brasília está cobrindo a capital federal, especialmente a Asa Norte, desde a manhã desta terça-feira (17). A cidade enfrenta um cenário de fumaça densa, cheiro forte e fuligem, resultado do incêndio que teve início no domingo (15), por volta das 11h30.

»» Leia também: Free Flow: conheça os meios de pagamento para o novo sistema de pedágio eletrônico

Investigação e impacto

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar indícios de que o incêndio tenha sido criminoso. A atual onda de queimadas já devastou cerca de 2 mil hectares do Parque Nacional de Brasília, uma importante unidade de conservação de Cerrado nativo, rica em nascentes de água e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A situação é agravada pelo clima seco e quente, com 147 dias sem chuvas este ano no Distrito Federal. Esse cenário dificulta o combate às chamas e contribui para a rápida propagação do fogo. Em resposta, o Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) suspendeu todas as concessões de férias, abonos anuais e autorizações para cursos e seminários para mobilizar suas equipes na luta contra o incêndio.

Impacto nas escolas

A qualidade do ar nas áreas próximas ao parque levou a Secretaria de Educação do Distrito Federal a permitir a suspensão das aulas em escolas. A decisão será tomada de forma autônoma pelas unidades escolares, conforme a necessidade e a gravidade da situação local.

Ação e prevenção

A comunidade local e as autoridades continuam a monitorar a situação, buscando mitigar os impactos do incêndio e proteger a saúde pública e o meio ambiente.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement