Guarujá em Foco
GCM de Guarujá celebra 22 anos com investimentos
Nos últimos anos, a Guarda Civil Municipal recebeu reforço no efetivo e investimentos em equipamentos e viaturas
Reforço do efetivo, armamento, viaturas. Esses são alguns dos investimentos conquistados nos últimos anos pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, que celebra nesta terça-feira, 26, seus 22 anos de existência. A GCM tem a missão de proteger os bens, serviços e instalações públicas municipais, bem como a colaboração com o estado, para a preservação da ordem e da segurança pública. Atualmente, conta com efetivo de 330 agentes.
– Leia também: Mutirão de Vacinação atende no Perequê nesta quarta
Para atender a cidade, a GCM é subdividida em coordenadorias. Atualmente são três – a primeira abrange a área central até o Guaiúba; a segunda, o Distrito de Vicente de Carvalho, e a terceira reforça a segurança na área da Enseada e Pernambuco. Existem guardas atuando, também, nas diretorias da Força-Tarefa, Trânsito e Transporte e Monitoramento e Análise de Informação. A corporação está vinculada à Secretaria de Defesa e Convivência Social e pode ser acionada pelo telefone 153.
Operações da GCM
Periodicamente, são realizadas operações ostensivas para manter o ordenamento da cidade. Destaque para a Operação Ferro-Velho, em parceria com Delegacia de Investigações Gerais da Polícia Civil (DIG) e Polícia Militar. O intuito da ação é coibir a receptação de fios de cobre e materiais das concessionárias de serviço. A GCM já vistoriou mais de 45 estabelecimentos na cidade, 20 foram interditados, 11 pessoas detidas e diversos produtos apreendidos.
Grupamentos especializados
A GCM conta com grupamentos especializados entre eles, a Patrulha Maria da Penha e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Sua atuação é de fiscalização e prevenção a todas as formas de violência doméstica contra a mulher e já atendeu mais de 330 casos encaminhados pelo Ministério Público. Um trabalho articulado com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Ministério Público do Estado de São Paulo e Delegacia de Defesa da Mulher.
Já a Romu, grupo tático operacional, é treinado para ações de pronto emprego e de procedimentos de alta complexidade.
Treinamentos
Com objetivo de buscar a excelência nos serviços prestados, a GCM conta com um programa de capacitação permanente, no qual são realizados cursos de reciclagem, curso de armamento e tiro, além de técnicas operacionais de policiamento preventivo e ostensivo.
A Guarda Civil de Guarujá também é referência para outras cidades da Baixada na habilitação para arma de fogo. Recentemente, firmou um termo de cooperação técnica para capacitação de GGMs de Santos para o porte de arma. O curso de formação tem carga horária de 160 horas entre aulas teóricas e prática e está sendo realizado na sede da GCM, na rua Dr. Carlos Nehring, 405, no Jardim Helena Maria. Até dezembro, 100 agentes de Santos serão formados.
You must be logged in to post a comment Login