Connect with us

Guarujá em Foco

GCM de Guarujá forma estudantes em prevenção ao bullying, drogas e violência

Published

on

Iniciativa integra o PPDV, um programa da Prefeitura voltado à rede municipal de ensino

A Prefeitura de Guarujá começou, nesta segunda-feira (22), mais uma temporada do Programa de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV) nas escolas. Desde cedo, foram recepcionados 160 alunos das unidades Professora Lúcia Flora dos Santos (Jardim Progresso) e Doutor Napoleão Rodrigues Laureano (Jardim Maravilha), em Vicente de Carvalho. Eles são matriculados no 5º ano e, no decorrer deste primeiro semestre, participarão de diversos encontros com a Guarda Civil Municipal (GCM).

»» Leia também: Guarujá encerra período de chuvas sem ocorrências graves

O estudante Gabriel Santos, de 10 anos, comemorou a chegada dos novos parceiros na Escola Municipal Professora Lúcia Flora dos Santos. “Nunca tivemos aula com a GCM e estamos bem curiosos para fazer as atividades. A apostila parece legal e já sabemos que vamos cantar mais, tanto o hino nacional quanto o da Cidade”, explicou.

A Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), que coordena a iniciativa junto a Educação (Seduc), destaca que desta vez os pré-adolescentes discutirão quase 10 temas em classe. Formas de combater o bullying, drogas, além de violências dentro e fora da escola, são o foco. O civismo e a prevenção de pequenos acidentes domésticos permanecem no material didático personalizado com situações problema e seções especiais para colorir.

A estudante Rafaela Martins, de 10 anos, é a caçula da casa. Ela contou que não costuma ficar sozinha, mas em uma situação de perigo, com certeza lembrará de outros números de emergência. “Aprendi a fazer arroz há pouco tempo. Fica bem soltinho, mas ainda não cozinho sozinha. Agora sei que em um acidente doméstico também posso acionar o 153”, reforçou.

“Neste ano, também trabalharemos a valorização da família e a importância dos verdadeiros amigos durante a programação. A proposta é discutirmos, de forma lúdica, como as pessoas que nos rodeiam podem influenciar em nossas escolhas”, destacou o GCM responsável por conduzir o PPDV, Marcus Vinícius Ferreira de Oliveira.

Duas vezes por semana

O público-alvo do PPDV é composto por estudantes do 5º ano. Todos seguirão tendo aulas com duração de 50 minutos, sempre as segundas e quartas-feiras. Na Escola Municipal Professora Lúcia Flora dos Santos, que soma 83 alunos do nível de ensino, a formação acontece no período matutino, das 7 às 10 horas. Já na unidade Doutor Napoleão Rodrigues Laureano, que possui 70 matriculados, o curso acontece das 13 às 14h40.

Nomes de guerra

Outra estratégia para envolver as turmas no PPDV é nomear as classes com “nomes de guerra”. Neste ano há os “5º anos” Alfa, Bravo e Charlie.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement