Colunas
Golpe da falsa conta de luz já chegou em São Paulo
Prezados leitores, com o avanço da tecnologia muitas operações cotidianas nossas foram otimizadas, mas, por outro lado, a facilidade no manuseio de nossos dados também ficou mais rápida e, consequentemente, a necessidade em ficar alerta igualmente.
Existe um golpe recente que está acometendo outros Estados, mas o nosso também já foi alvo: o golpe da falsa conta de luz. Diversos moradores de Mogi das Cruzes/SP já foram vítimas. Vou explicar como funciona.
Um(a) suposto(a) atendente da empresa concessionária de energia, por exemplo, imaginemos a CPFL. Ela entra em contato com você via WhatsApp dizendo que uma conta sua está atrasada.
Após, envia o boleto e geralmente até mesmo o beneficiário do boleto/conta está o nome certinho da empresa. O cliente, com medo de eventual corte, paga. Pronto, o golpe está feito e você acaba de enviar dinheiro para terceiros.
— Leia também: Copa do Mundo: o peso da torcida no bolso!
Um dos fatores que contribui para isso é que as próprias empresas, muitas delas, já estão aceitando o pagamento via pix, então, essa modalidade de pagamento já não soa estranha ao cliente quando oportunizada.
Daí a importância de orientações para você não ser uma vítima dessa empreitada criminosa.
O nome do beneficiário do pagamento pode estar igual ao da concessionária, mas se atente ao número do CNPJ. Geralmente aí está a falha, pois não corresponde à empresa. Outro ponto fundamental é não confiar em contatos de cobrança via WhatsApp. Sempre prefira comparecer até a agência pessoalmente para certificar-se da informação ou procure canais oficiais.
Além disso, cuidado com sites falsos. Hoje em dia é muito fácil reproduzir a mesma aparência de qualquer site na internet e, assim, na correria do nosso dia, muitas vezes não prestamos atenção em detalhes e podemos estar navegando em sites desconhecidos. Pior, fornecendo nossos dados particulares a criminosos que podem utilizar para variadas finalidades essas informações.
Fique atento(a) ao seu Direito, mas também aos seus deveres!
Beatriz Biancato é advogada tributarista em Guarujá, com ênfase em Tributação Municipal, Autora pela Editora Dialética e Idealizadora do Projeto gratuito “Tributário Sem Mistério”, cujo acesso pode ser feito através de www.tributariosemmisterio.com.br
You must be logged in to post a comment Login