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Golpes virtuais tem se tornado um grande problema para os consumidores

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Com a era digital, a cada dia novas fraudes surgem e para que elas se concretizem é necessário capturar dados do consumidor em algum momento. Com o aumento de casos no final desse ano, é necessário ficar alerta às compras virtuais.

Segundo Francisco Gomes Júnior, especialista em Direito Digital e presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e Do Consumidor (ADDP), não existe segurança absoluta no mundo digital, mas existem maneiras de diminuir os riscos. “O modo de vida atual provoca uma exposição de nossos dados pessoais em diversos locais e muitas vezes nem nos atentamos para como esses atos aumentam as chances de sermos vítimas de golpes”, disse. 

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Sabendo da utilização de dados e de como nós mesmos acabamos os fornecendo, o especialista recomenda um certo autopoliciamento sobre quais informações podem ser públicas e quais você quer que sejam exibidas limitadamente. Nas redes sociais, por exemplo, é possível verificar as configurações do perfil e limitar quem pode ter acesso a certos dados.

“Centenas ou milhares de dados de cada um de nós circulam pela internet. Dados como nome, localização, contatos e fotos são fornecidos por todos nós espontaneamente e com eles as empresas que operam online nos enviando ofertas direcionadas para nossas preferências” complementa o especialista.

 

Confira algumas dicas:

 

  • Não pagar com cartão em locais duvidosos
  • Não emprestar o celular para algum desconhecido fazer uma ligação
  • Não deixar e nem fornecer dados por telefone ou e-mail, sobretudo bancários
  • Pesquise a reputação da empresa
  • Verifique a confiabilidade do produto 
  • Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via internet, como por exemplo, o PayU, Moip e PayPal.
  • Evite fazer pagamentos através de boletos ou depósitos bancários e, principalmente, não faça depósitos bancários para pessoas físicas.
  • Guarde comprovantes e notas fiscais

 

 

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