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Guarujá em Foco

Governador Tarcísio de Freitas aceita incorporar sugestão de anel viário proposto por Guarujá

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Tarcísio reconheceu a importância da sugestão da Prefeitura de Guarujá, de conectar túnel à área retroportuária e Rodovia Cônego Domenico Rangoni; ideia deverá ser acolhida após apresentação de estudo técnico sobre vetores de desenvolvimento

Guarujá obteve uma importante conquista nesta quarta-feira (13), durante consulta pública sobre o túnel submerso realizada em Brasília: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, viu com bons olhos a incorporação da sugestão feita pela Prefeitura, de incluir um anel viário entre o futuro túnel submerso Guarujá-Santos e a área retroportuária da Cidade e a Rodovia Cônego Domenico Rangoni. O estudo havia sido apresentado por técnicos do Município ao Governo do Estado no último dia 7 de março, na Capital.

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A proposta guarujaense garante a conexão de importantes eixos e projetos que estão saindo do papel na Cidade: o túnel, o Aeroporto Civil Metropolitano, a área portuária e retroportuária (via Avenida Perimetral, em Vicente de Carvalho), e a Rodovia Cônego Domenico Rangoni. Tudo para garantir melhor fluidez no trânsito na Cidade, favorecendo todos os vetores com uma melhor mobilidade urbana.

“Será que não é o caso de fazermos a ligação do túnel, na Rodovia Cônego Domenico Rangoni? É um desafio, mas precisamos transpor e olhar para a perimetral da área portuária em Guarujá”, admitiu Tarcísio de Freitas, durante a consulta pública, em Brasília. “O acesso na Rua do Adubo é inadequado para um porto como o que temos. Será que podemos pensar na revitalização dentro desse projeto? Não tenho dúvidas de que sim, ainda que a gente tenha de aportar mais recursos. Essa é a hora de ser ousado e fazer a diferença”, complementou o governador.

Destaque

A proposta de Guarujá, apresentada no último dia 7 de março ao titular da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado, Rafael Benini, pelos secretários municipais de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus, e de Planejamento, Polliana Iamonti, foi citada com destaque durante o discurso do governador na abertura da Consulta Pública do Projeto do Túnel submerso Guarujá-Santos em Brasília. Adilson e Polliana estiveram presentes no evento, na capital federal, ao lado do prefeito Válter Suman.

Suman comemorou a notícia do investimento em Guarujá. “Apresentamos nossa proposta do anel viário conectando a chegada do túnel até a área retroportuária, ligando túnel até a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e, em menos de uma semana, tivemos a aceitabilidade por parte do Estado para inserir essa importante obra na Parceria-Público-Privada”, afirmou.

Propostas

A Prefeitura de Guarujá criou um grupo técnico para realizar um estudo, com levantamento de dados, pesquisa e visitas in loco, a fim de propor sugestões e pontos de atenção no projeto atual, contemplando propostas fundamentais para garantir mobilidade urbana, segurança e qualidade de vida aos moradores de Guarujá e Vicente de Carvalho.

“A contribuição tem como objetivo fazer com que Guarujá não fique apenas com o ônus da importante construção do Túnel Guarujá-Santos, mas também seja contemplada com obras de infraestrutura e melhorias”, explica o titular da Seinfra, Adilson de Jesus

“Segregar o fluxo de veículos leves dos pesados e possibilitar que a malha viária comporte a futura demanda Atualmente, 4,5 mil caminhões trafegam no local diariamente”, defende Polliana.

Outros pontos

A Administração Municipal sugere ainda a adoção de pedágio com o sistema Free-Flow, onde a cobrança é feita por câmeras inteligentes, de maneira automática pelo sistema de TAGs ou via aplicativo da operadora. A proposta de um pedágio sem cabines é tecnicamente viável e pode ser locada em qualquer ponto do túnel, além de viabilizar múltiplos acessos, sem a necessidade de alargamentos viários, possibilitando uma trincheira mais enxuta e econômica, inclusive com mais de um sentido de cobrança.

Guarujá também trabalha com a previsão de ramal do sistema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), operada atualmente pela BR Mobilidade. A proposta é de que ele percorra o túnel e integre Guarujá a Santos de forma ágil, sem a necessidade de caminhada entre estações. O assunto deverá passar por discussão das possibilidades de traçado com a BR Mobilidade e EMTU.

Estão previstas, ainda, ao menos duas estações de VLT no lado Guarujá, sendo uma na Praça 14 Bis, centro da vida cultural e comercial de Vicente de Carvalho, e outra nas proximidades do Terminal de Passageiros do Aeroporto Metropolitano de Guarujá, que iniciou a sua primeira fase de obras neste mês.

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