Connect with us

Guarujá em Foco

Governo de SP apresenta novo traçado para o Túnel Santos-Guarujá com conceito de ‘superquadra’

Published

on

Nesta segunda-feira (28), o Governo de São Paulo apresenta o novo traçado do Túnel Santos-Guarujá, incluindo o conceito de “superquadra”, elaborado para mitigar o impacto das obras sobre a comunidade. A proposta faz parte de um projeto de parceria público-privada (PPP), recentemente sancionado, para construir a ligação seca entre os municípios, conectando Santos e Guarujá sob o canal do porto.

»» Leia também: Prefeitura de Cubatão realiza mutirão gratuito de exames de saúde para homens e mulheres até terça-feira

Conceito de superquadra e novo traçado

A nova configuração do túnel, que terá 870 metros de extensão, prevê uma “superquadra” no bairro Macuco, em Santos, delimitada entre a Rua José do Patrocínio e as avenidas Conselheiro Rodrigues Alves e Senador Dantas. A ideia é utilizar essa área, com cerca de 43 mil metros quadrados, como canteiro de obras, reduzindo o impacto de caminhões e ruídos sobre as residências não desapropriadas. Este conceito foi proposto por moradores em audiências públicas e aprovado por órgãos de transporte e pela Autoridade Portuária de Santos (APS).

Impacto ambiental e desapropriações

Segundo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), a construção do túnel requer a desapropriação de 776 imóveis, sendo 59 em Santos e 717 em Guarujá, além de 645 ocupações irregulares no distrito Vicente de Carvalho. Parte das remoções contará com projetos de reassentamento desenvolvidos em parceria com a prefeitura de Guarujá. O valor das indenizações, conforme definido pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), varia e visa garantir condições equivalentes ou melhores de moradia aos moradores afetados.

Parceria público-privada e financiamento

A construção do túnel será viabilizada por meio de uma PPP, com custo estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre o Governo Estadual, a União e o setor privado. Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP) e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto prevê a criação de aproximadamente 9 mil empregos. A expectativa é que o edital para a PPP seja publicado no segundo trimestre de 2025.

Túnel: mobilidade, turismo e impacto econômico

A nova ligação entre as regiões de Outeirinhos, em Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá, incluirá seis faixas (três para cada sentido) e um espaço para ciclistas e pedestres, além de uma faixa adaptável para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O trajeto entre as cidades, que atualmente depende de balsas, deverá ser reduzido para menos de cinco minutos, sem interrupções causadas por condições climáticas ou movimentação de navios no porto.

Próximos passos

O projeto está aberto para consulta pública no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e receberá contribuições da população, que serão incorporadas ao EIA/RIMA atualizado.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement