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Brasil/Mundo

Governo de SP lança “Fábrica de Games” para formar jovens no desenvolvimento de jogos

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Projeto é destinado para quem tem entre 14 e 21 anos; serão 225 vagas, divididas em 15 turmas, em todas as unidades das Fábricas de Cultura

Com uma proposta inovadora, focada nos jovens que têm interesse em seguir a carreira de desenvolvimento de jogos, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas lança o Fábrica de Games. Cada uma das 15 unidades das Fábricas de Cultura irá oferecer uma turma no curso de qualificação em games, com duração de dois semestres.

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Para se inscrever, basta ter entre 14 e 21 anos e possuir conhecimento prévio em algum segmento da área de tecnologia ou áreas relacionadas, além do interesse no universo dos games. Ao todo, serão 225 vagas e as inscrições começam a partir de julho. O início das aulas está previsto para agosto deste ano.

“O mercado de games tem crescido muito em todo o mundo e queremos trazer essa oportunidade de formação em diversas linguagens criativas para os nossos jovens das Fábricas de Cultura”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, durante lançamento do programa, que aconteceu no escritório do Google, na capital paulista.

O programa é gerenciado pelas Organizações Sociais Poiesis e Catavento Cultural e Educacional e, em paralelo ao curso de especialização em games, haverá trilhas de curta duração em especificidades técnicas envolvidas no desenvolvimento de jogos. Desta forma, será possível complementar e aprofundar os conteúdos ao garantir uma melhor formação para os jovens. O curso irá abordar desde os conceitos básicos de design de games até a criação de áudio e trilha sonora.

As aulas acontecerão de forma presencial e cada módulo será composto por um ateliê de criação e duas trilhas de curta duração, totalizando uma carga horária de 294 horas. O ateliê de criação contará com conteúdos técnicos e teóricos de games, com possibilidade de masterclass com profissionais convidados. Já as trilhas de curta duração serão destinadas aos aprofundamentos da linguagem de games, sendo ministradas por profissionais contratados e parcerias com instituições que atuam no segmento.

Lançamento em visita no Google

O projeto Fábrica de Games foi lançado durante a visita de 70 alunos das Fábricas de Cultura à sede do Google, na capital paulista. O foco da visita foi proporcionar oportunidades únicas aos alunos, que participaram de palestras e tiveram a oportunidade de interagir com desenvolvedores de jogos e criadores de conteúdo audiovisual.

Dentre os nomes conhecidos do mercado de games que participaram desse encontro estão o CEO da LOUD, Bruno Bittencourt, conhecido como PlayHard, que contou aos estudantes a trajetória desta que é uma das maiores organizações de esportes eletrônicos e conteúdo do país.

Além disso, representantes do Google Play, YouTube e de empresas locais beneficiadas pelas iniciativas de apoio aos desenvolvedores também compartilharam vivências com os alunos. Este evento representa não apenas uma colaboração estratégica entre o setor público e privado, mas também destaca o compromisso compartilhado com a inclusão, diversidade e crescimento da indústria de jogos em São Paulo.

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