Greve de ônibus em Guarujá continua sem acordo entre empresa e prefeitura

HomeGuarujá em Foco

Greve de ônibus em Guarujá continua sem acordo entre empresa e prefeitura

Sem conciliação na Justiça do Trabalho, nesta quarta-feira (29), greve de ônibus do transporte público em Guarujá continua por tempo indeterminado. Sindicato cobra solução para pagamento dos trabalhadores.

Da Redação

A greve parcial do transporte coletivo em Guarujá segue sem previsão de término. Em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na quarta-feira (29), não houve acordo entre a concessionária City Transporte e a Prefeitura. Durante assembleia à noite, motoristas e demais trabalhadores decidiram manter a paralisação iniciada na madrugada.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região, a greve prosseguirá até que a Justiça tome uma decisão. O Ministério Público do Trabalho acompanha o caso. O vice-presidente da entidade, Betinho Simões, criticou a falta de propostas para resolver a situação.

»» Leia também: Grupo de Trabalho vai monitorar serviços da Sabesp

A principal reivindicação da categoria é o pagamento da segunda metade do adiantamento salarial de 40%, que deveria ter sido quitado no dia 20. Além disso, os atrasos no pagamento de benefícios, como o vale-refeição, geraram descontentamento. A City alega um impasse financeiro com a Prefeitura, que contesta o valor da dívida de R$ 50 milhões referente a subsídios.

Os trabalhadores seguem cumprindo a determinação judicial de manter 80% da frota circulando nos horários de pico e 60% nos demais períodos. A greve afeta cerca de 75 mil passageiros diários e envolve 40 linhas operadas pela concessionária. O julgamento da ação ainda será agendado.

Ônibus incendiado em Guarujá durante greve de motoristas

Em meio à greve do transporte coletivo em Guarujá, criminosos incendiaram um ônibus na madrugada desta quinta-feira (30). Motorista foi ameaçado, mas não houve feridos.

Um ônibus foi incendiado na madrugada desta quinta-feira (30) em Guarujá, no litoral de São Paulo, durante a greve dos motoristas do transporte coletivo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), o condutor relatou que dois criminosos em uma moto o abordaram, ordenaram que descesse do veículo e atearam fogo após jogar gasolina no coletivo. Ninguém ficou ferido.

Greve de ônibus em Guarujá continua sem acordo entre empresa e prefeitura

O incêndio aconteceu na Rua José Ferreira Canaes, próximo à garagem da empresa City Transporte. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 1h45 e conseguiu conter as chamas. A perícia foi acionada, e o caso foi registrado como incêndio e ameaça na delegacia da cidade.

A Prefeitura de Guarujá lamentou o ocorrido e informou que a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar foram mobilizadas para garantir a retomada do transporte público. Os ônibus voltaram a circular por volta das 7h15, sob escolta policial.

Greve

A greve dos motoristas teve início devido a atrasos no pagamento de benefícios pela concessionária. A Justiça determinou a manutenção do serviço sob pena de multa diária, e a categoria retomou as atividades após o reforço na segurança.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?