Connect with us

Guarujá em Foco

Guarda Municipal de Guarujá celebra seu maior patrimônio: o efetivo

Publicado

em

Foram diversas conquistas ao longo dos 23 anos de existência, mas a maior delas é o grupo de 355 agentes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá celebra nesta quarta-feira (26), 23 anos de existência. Ao longo desses anos foram diversas conquistas, mas é no seu efetivo formado por 355 agentes, que carrega o seu maior bem. São profissionais, empreendedores, filhos, pais, avós que diariamente lutam para zelar pela segurança e ordenamento da Cidade.

— Leia também: Travessia de Santos/Guarujá volta a ser interrompida nesta quarta à tarde

Um exemplo é o guarda civil municipal, Valdemar de Freitas Santos, 71 anos, um dos veteranos da corporação. Ele participou do primeiro concurso para GCM em 2000 e foi chamado para a segunda turma, em 2001. Formado em técnico de segurança, Valdemar estava desempregado quando tentou o concurso. Sem muitas expectativas de passar, conseguiu a vaga após concluir o teste físico.

Valdemar começou fazendo patrulhamento preventivo a pé, na região da Enseada e recorda os perrengues da fiscalização na praia debaixo de um sol de 40 graus e um uniforme que não ajudava muito. Por outro lado, o orgulho e a satisfação de auxiliar a população.

“Desse período de patrulhamento na rua, me lembro da interação com a comunidade, até desenvolvi um mapa com as ruas da região que patrulhava, para ajudar nas informações aos turistas e munícipes. Naquela época não existia GPS, ou qualquer um desses aplicativos que temos hoje”, explica o GCM que, frequentemente, era parado por turistas para tirar fotos.

Valdemar é casado há 44 anos, tem um filho e outras duas paixões: o Corinthians e a música. Nas horas vagas gosta de brincar de DJ e assim leva a vida de forma leve.

Ele fez parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), e trabalhou no Centro de Capacitação para os Professores (em Vicente de Carvalho), Unidade Básica de Saúde do Pae Cara, Câmara Municipal, Fórum, e Garagem Municipal. Atualmente, trabalha na Unidade Básica de Saúde da Vila Alice.

Nestes 21 anos, Valdemar acompanhou o crescimento da Guarda Municipal de Guarujá, viu a corporação ser equipada, ganhar novas viaturas, armamento, ampliar o território de ação e ter destaque na segurança pública. “Antes éramos vistos como ‘guardinhas’ e agora conquistamos o respeito da população”, comentou.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement