Connect with us

Colunas

Guarujá 2034 promove o 1º Workshop Planejar para Transformar

Published

on

O objetivo do Workshop é mapear oportunidades de projetos e programas que possam contribuir com o trabalho do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Guarujá (CONDESG) no planejamento da gestão municipal, com soluções para os inúmeros desafios do nosso território para os próximos 10, 15, 20 anos

No segundo semestre do ano de 2019, um grupo de cidadãos, representando diversos setores da Sociedade Civil Organizada de Guarujá foi convidado para participar de uma palestra que traria a apresentação do case de sucesso da cidade de Maringá, situada no Estado do Paraná, com a criação do seu Conselho de Desenvolvimento Econômico (CODEM). Na ocasião, o órgão já vinha conquistando excelentes avanços e resultados junto a administração municipal há mais de 20 anos.

O CODEM se trata de um modelo de gestão colaborativa, que levou a cidade de Maringá a aparecer no topo dos melhores índices do Brasil, em diversas áreas como a saúde, educação, desenvolvimento econômico, saneamento.

Reunião do Movimento Guarujá 2034 com o prefeito Walter Suman, em outubro de 2022

A partir daquele evento, este grupo de cidadãos decidiu trazer para a cidade de Guarujá o mesmo conceito e fundou o grupo Movimento Guarujá 2034, em alusão a comemoração do Centenário de emancipação político administrativa de Guarujá, que ocorrerá naquele ano.

»» Leia também: Marcelo Wallez: protagonismo e defesa da Lei de Fomento à Cultura em Guarujá

O Movimento é apartidário, tendo por objetivo contribuir para o planejamento e desenvolvimento sustentável da cidade. De lá para cá, ao longo do período, o grupo realizou palestras, seminários, pesquisas, debates e reuniões com os poderes Executivo e Legislativo.

Posse da diretoria do CONDESG aconteceu em abril deste ano

“Desde então nos mantivemos unidos, superamos a pandemia e em outubro de 2022, com muito orgulho, atingimos nosso primeiro grande objetivo: a instituição do CONDESG, o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Guarujá, através da Lei Municipal nº 5.071”, relata Beatriz Laurindo, uma das cabeças pensantes do Movimento Guarujá 2034, pós-graduada em Sistemas de Gestão Integrada (SIG), Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Saúde e Segurança do Trabalho.

O CONDESG, é composto por 15 membros representantes do Governo Municipal e 15 da Sociedade Civil Organizada.

1º Workshop Planejar para Transformar

Após a instauração do CONDESG, o Movimento Guarujá 2034, que hoje conta com cerca de 300 participantes empresários de todos os setores da Sociedade Civil Organizada, continuou se reunindo e debatendo o melhor para o futuro de Guarujá.

Hoje o grupo dá sequência às suas atividades dando suporte ao CONDESG, e promove no próximo dia 25, o 1º Workshop Planejar para Transformar, onde serão constituídas nove Grupos Temáticos para que sejam realizados estudos de viabilidade de projetos concretos para Guarujá, nas áreas de Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento Econômico (Turismo, Indústria e Negócios), Mobilidade e Segurança, Governança, Desenvolvimento Urbano, Educação, Desenvolvimento Social (Cultura, Esporte, Lazer), TIC (Tecnologia, Inovação e Comunicação).

O evento acontece no próximo dia 25, nas dependências do Casa Grade Hotel, a partir das 15 horas. Na ocasião, Silvio Magalhães Barros, ex-prefeito de Maringá e Regiane Relva Romano, diretora de Cidades Inteligentes da Facens, abrem o evento com palestras sobre suas experiências no processo de planejamento e execução do trabalho eficiente realizado em Maringá. No segundo momento serão constituídos os grupos temáticos.

O objetivo do Workshop é mapear oportunidades de projetos e programas que possam contribuir com o planejamento da gestão municipal para a solução dos inúmeros desafios sociais, ambientais e econômicos do nosso território para os próximos 10, 15, 20 anos.

Se você que ainda não se engajou nesta causa será muito bem-vindo e, também pode se juntar ao grupo para planejar o futuro. Basta acessar o link que segue e se inscrever para o Workshop:

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Conheça as entidades que fazem parte do Guarujá 2034

ACEG – Associação Comercial e empresarial de Guarujá; CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarujá; COMTUR Guarujá; AEAG – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarujá; AACING – Associação administradora do complexo industrial e naval de Guarujá; Representantes das Marinas; Representantes da Área da Comunicação; APROHOT – Associação dos Proprietários de Hotéis e Pousadas do Guarujá; Guarujá Convention & Visitors Bureau; SINHORES – Sindicato dos hotéis, bares e restaurantes da Baixada Santista; ABIH-SP – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Estado de SP Associação dos quiosqueiros de Guarujá Associação dos administradores de Condomínio de Guarujá; S.E.E.C.L.A.G – Sindicato dos Empregados em Edifícios, Condomínios, Empregados em Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis do Guarujá e Bertioga; UCG – união dos corretores de Guarujá; AQG – Associação de Quiosqueiros; Entidades Sociais como as Lojas Maçônicas, Rotary e Lions; OAB de Guarujá, dentre outros.

publi

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement