Regional
Guarujá acessível – Fiscais notificam seis comércios
A Prefeitura de Guarujá deu início a uma mega operação, intitulada Guarujá Acessível. A ação tem o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais quanto ao cumprimento da legislação de acessibilidade. Na manhã da última terça-feira (26), foram vistoriados comércios localizados na Avenida Dom Pedro I, na Enseada. No total, seis locais foram notificados por desrespeitar as normas de acessibilidade.
Os fiscais identificaram a falta de reservas de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência e idosos. De acordo com a legislação de trânsito, 2% do total de vagas regulamentadas de estacionamento devem ser destinadas aos veículos que transportam pessoas com deficiência física ou visual, e 5% aos idosos.
Para estacionar nessas vagas é preciso ter uma credencial exclusiva. Caso contrário, a utilização da vaga é irregular e o condutor estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima, podendo ser multado e ter o carro guinchado.
A aposentada Sabina Pezzili, 75 anos, já precisou estacionar o carro e a vaga exclusiva estava sendo ocupada indevidamente. “É importante essa fiscalização, principalmente, nos supermercados onde o pessoal abusa, com a desculpa de que é só um minutinho”, afirmou a munícipe.
Sinalização
Foi observado também que, em alguns estabelecimentos a sinalização de chão já estava apagada. “Tanto no caso da falta de vagas quanto da sinalização, os proprietários têm prazo de 20 dias para se adequar. Caso não atenda a notificação, serão multados em 150 UFMs (Unidade Fiscal do Município), que equivale a aproximadamente R$ 500,00”, explicou o fiscal de Posturas da Prefeitura, Lindson Lima.
Em outros três comércio foi constatado que o estacionamento ocupava todo o passeio público, bloqueando a passagem de cadeirantes e pedestres. A passagem livre não chegava nem mesmo a 1 metro. Os proprietários foram notificados a providenciarem a adequação.
Outra irregularidade que chamou a atenção dos fiscais foi a obstrução do passeio público. Em uma das lojas, materiais que seriam usados para reforma do local estavam depositados nas vagas de estacionamento, bloqueando o trânsito dos pedestres. O estabelecimento terá um prazo de 48 horas para desobstruir o passeio, caso contrário, será multado.
“Há dois anos temos orientado os estabelecimentos públicos e privados sobre a padronização das vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência e também idosos. Agora estamos cobrando que a lei seja cumprida e que os deficientes e idosos tenham seu direito garantido”, afirmou o assessor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Valdinei Santos.
Unaerp aborda o futuro da Medicina Diagnóstica
O desenvolvimento de novas tecnologias e da inteligência artificial estão trazendo mudanças também na área da saúde. Para conhecer o futuro da Medicina Diagnóstica, estudantes e docentes de Medicina e Enfermagem da Unaerp Guarujá participaram de palestra com a física Patrícia Guedes Braguine. Ela abordou estudos e inovações tecnológicas desenvolvidos na Europa e apresentou o projeto do IG11, um dispositivo portátil que pretende auxiliar no diagnóstico de patologias.
Patrícia Guedes Braguine teve a ideia da criação do IG11 depois da experiência de ter tido uma infecção generalizada que a obrigou a fazer coletas de sangue diariamente. O aparelho permite, com uma gota de sangue, detectar várias doenças como anemias e câncer, por exemplo, a partir da inteligência artificial.
“É um dos primeiros do mundo nessa linha. É um dispositivo compacto, podendo ser utilizado tanto em centros médicos quanto para uso pessoal, com sistema bastante avançado de monitoramento da saúde. Além disso, ele é capaz de entender o uso que as pessoas têm feito de determinado medicamento”, explica Braguine.
A pesquisadora observa, porém, que a intenção do aparelho é auxiliar e não competir com o trabalho do médico. “O uso da inteligência artificial não pode nunca substituir o médico, ele tem que vir como ferramenta acessória.” O equipamento, desenvolvido com pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, está em fase de registro de patentes na Europa e no Brasil antes de estar disponível no mercado para comercialização.
Este domingo tem Caminhada Ecológica
Neste domingo (1º), o Forte dos Andradas realizará a 10ª Caminhada Ecológica, com concentração a partir das 8h30 e largada às 9 horas. O evento comemora o 39º aniversário da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e ao 77º aniversário do Forte dos Andradas. A organização espera reunir cerca de três mil pessoas.
A caminhada terá 8 km e percorrerá o interior do quartel em direção à Praia do Monduba. A atração contará com praça de alimentação e atrações como aulas de zumba e música ao vivo. No local, os participantes também poderão conferir exposições de equipamentos militares e carros antigos, além de verificar a pressão arterial, com o suporte de enfermeiros.
Para participar da caminhada, basta comparecer ao local no dia do evento, e doar um 1 kg de alimento não perecível. O Forte dos Andradas fica na Rua Horácio Guedes Barreiro, s/n, na Praia do Monduba.
Isenção do IPTU 2020 expira nesta sexta-feira (29)
Termina nesta sexta-feira (29), o prazo para interessados em solicitar à Prefeitura de Guarujá, isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2020. O benefício é concedido a aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (física ou intelectual), ex-combatentes, pessoas com mais de 65 anos, além de imóveis localizados em área de feiras livres, clubes e entidades de assistência social.
Para ter direito ao benefício é necessário que o contribuinte possua renda de até cinco salários mínimos, um único imóvel e nele resida, além de não ter débitos com a Prefeitura de Guarujá até a data do pedido de isenção.
Mais informações podem ser obtidas nos telefone (13) 3308-7655 e no (13) 3342-5872.
Mutirão
Cerca de 220 kg de lixo foram recolhidos por 80 alunos do Centro de Atividades Educacionais Comunitárias (Caec) Vereador André Luiz Gonzalez e da Escola Municipal Maria Aparecida Araújo, ambos localizados no bairro Morrinhos. Os participantes realizaram o mutirão de limpeza junto à 1ª Caminhada de Conscientização pelas proximidades do bairro, na terça-feira (19).
Expectativa de vida
A expectativa de vida ao nascer no Brasil subiu para 76,3 anos em 2018, segundo informações divulgadas (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2017, a expectativa de vida era de 76 anos, ou seja, aproximadamente três meses a menos do que em 2018.
You must be logged in to post a comment Login