Connect with us

Destaque

Guarujá amplia maneiras para a prática da reciclagem por munícipes

Published

on

Guarujá vem trazendo ao alcance da população informação e ações sobre os benefícios da coleta seletiva, possibilitando a criação de hábitos de reciclagem. Essas inciativas incluem desde acesso a nove postos de descarte em bairros da Cidade e incentivo a troca de plásticos por outros utensílios.

Leia também: Bairros Santo Antônio, Santa Rosa, até o Ferry Boat pagam IPTU nesta quinta (13)

Quando a população cuida do seu lixo, com a simples separação, limpeza e reciclagem do material produzido ajuda na diminuição da poluição urbana, incluindo o ar, a água e o solo, na economia de energia e também na geração de emprego e renda.

O espaço Loja Eco Cultural inaugurado na semana, no Teatro Municipal Procópio Ferreira faz parte do Projeto Recicla Cidade, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da reciclagem, bem como atuar na coleta de materiais plásticos. O espaço acontece com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) com a ONG Espaço Urbano.

No local, os munícipes podem trocar embalagens plásticas, bem como as tampas dessas embalagens, por utensílios como miçangas, tintas, tecidos, bordado, linhas de lã, colas, telas, livros, entre outros. Vale a pena ir conferir o espaço.

Cada produto tem uma pontuação e a cada quilo de plástico, o material é pesado e a pessoa ganha um cupom, chamando de eco carteira. Ali ela pode ir juntando pontos para trocar pelo objeto que deseja, entre os disponíveis. Todo material plástico coletado é posteriormente encaminhado às cooperativas da Cidade.

Outra ação é a revitalização de estações de coleta seletiva

A reinstalação de nove Estações de Sustentabilidade revitalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), e colocadas em locais estratégicos, chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), tem capacidade para acomodar uma tonelada de resíduo reciclável por mês.

Os munícipes devem contribuir, descartando resíduos recicláveis como papel, vidro, plástico e metal. Os itens devem estar limpos e secos. Os equipamentos estão disponíveis nos bairros para promover a educação ambiental junto à população.

Se a população colaborar, a Cidade pode chegar a reciclar até 10 toneladas de resíduos por mês que, além de gerar emprego e renda, estarão fora do aterro sanitário.

A Semam possui um canal aberto com a população que quiser saber mais das Estações de Sustentabilidade e a separação de resíduos, na cartilha virtual Recicla Guaru, além de outros materiais sobre coleta seletiva. Acesse: https://www.guaruja.sp.gov.br/coleta-seletiva/.

Saiba onde estão os PEV’s:

1 – Estação Praça 14 Bis, próximo à Rua Guilherme Guinle – Jardim Santense (Vicente de Carvalho);

2 – Estação Praça Mário Covas (Morrinhos I);

3 – Estação Praça Horta Social (Rua Oito – Jardim Acapulco);

4 – Estação Praça do Povo (Santa Rosa);

5 – Estação Praça Possidônio (Santo Antônio) – será transferida para a Praça Walter Belian (Guaiúba);

6 – Estação Praça Padre Cícero Romão – Vila Áurea;

7 – Sociedade Amigos do Bairro Praia Pernambuco – Avenida das Marimbas, 5 – Praia do Pernambuco;

8 – Estação Jardim Conceiçãozinha – Rua Álvaro Nunes da Silva, 53 – Jardim Conceiçãozinha (próximo à 1º Delegacia de Polícia de Guarujá);

9 – Estação Trailer Móvel.

 

 

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement