Catar é o 5º maior investidor estrangeiro no Brasil, principalmente nas áreas de logística e infraestrutura. País projeta cerca de US$10 bi em investimentos.
Da Redação
Durante sua passagem por Brasília esta semana, o prefeito de Guarujá, Farid Madi, encontrou-se com o embaixador do Catar no Brasil, Ahmed Mohammed Al Shebani. Atualmente o país árabe é o 5º maior investidor estrangeiro no Brasil, principalmente nas áreas de logística e infraestrutura. Só em 2025 a expectativa é que o Brasil receba algo em torno de 10 bilhões de dólares em investimentos.
»» Leia também: Farid Madi pleiteia verbas federais em encontro com Alckmin e autoridades
Para o prefeito Farid Madi, Guarujá pode ser a bola da vez para receber esses investimentos. “Nosso aeroporto será entregue ainda este ano. Até o final do mês, será lançado o edital de construção do túnel Santos – Guarujá. E a expansão do maior porto da América Latina vai acontecer prioritariamente aqui, do nosso lado do estuário.
É um oceano de possibilidades, não apenas para os investidores, mas também para nossa cidade. Infraestrutura, Habitação, Saúde, Educação, Comércio e Turismo são apenas algumas das áreas que podem ser beneficiadas com essa nova fase que começamos a viver”, afirmou o prefeito, lembrando do compromisso dos governos federal e estadual de contratar mão de obra local na construção do túnel.
O otimismo do prefeito tem fundamento. Nesta sexta, o ministro da Fazenda Fernando Haddad, com quem Farid Madi também se encontrou em Brasília, embarcou para o Catar com o objetivo de atrair investimentos para o Brasil, incluindo o Porto de Santos.
Em março, uma comitiva oficial do governo do Catar virá a Guarujá para conhecer a cidade e as áreas destinadas à expansão do porto e do retroporto. “Essa nova realidade e o nosso compromisso com o crescimento da cidade vão mudar o Guarujá e possibilitar um futuro bem melhor para a nossa juventude, tão desamparada nos últimos anos”, afirmou Farid.
COMENTÁRIOS