A Prefeitura de Guarujá deu mais um passo importante na promoção do desenvolvimento infantil no Município. Na última segunda-feira (24), representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) participaram de uma reunião com a cofundadora do Movimento Cinco Básicos, Maria Rodrigues, e a equipe do Hospital Santo Amaro para planejar a implementação da iniciativa na maternidade da unidade hospitalar.
»» Leia também: Operação desocupa imóvel invadido na orla da Enseada
O encontro ocorreu na sala da presidência do hospital e contou com a participação do secretário da Sedeas, Toninho Salgado, do secretário adjunto Fernando Monte, da coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Laila Bilato, e da psicóloga Ivelise Schalch. Pelo Hospital Santo Amaro, participaram o presidente Urbano Bahamonde, além de médicas, enfermeiras, pediatras, o diretor administrativo, gerente de contratos e gerente de projetos.
Durante a reunião, Maria Rodrigues apresentou o Movimento Cinco Básicos, destacando sua importância no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças desde o nascimento até os seis anos. Foram exibidos vídeos com exemplos reais da aplicação dos cinco princípios do programa: dar muito amor e controlar o estresse; falar, cantar e apontar; contar, agrupar e comparar; explorar por meio do movimento e da brincadeira; e ler e discutir histórias.

Foi destacada a importância do Movimento Cinco Básicos, no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças desde o nascimento até os seis anos. Foto: Divulgação/PMG
Entre os encaminhamentos discutidos, destacou-se a inclusão de capacitações voltadas para profissionais da maternidade e do setor de enfermagem, além de estratégias para disseminar o programa entre jovens médicos. O momento também foi marcado por uma rica troca de ideias entre os participantes, reforçando o compromisso de Guarujá com a primeira infância.
Para o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Toninho Salgado, a iniciativa representa um avanço significativo para o Município. “Estamos dando um passo essencial para garantir que o desenvolvimento infantil seja incentivado desde os primeiros momentos de vida. A inclusão do Cinco Básicos na maternidade do Hospital Santo Amaro fortalece nosso compromisso com a primeira infância e capacita os profissionais para um cuidado ainda mais qualificado com as nossas crianças”, frisou.
Cinco Básicos – Na última segunda-feira (24), Guarujá concluiu o ciclo de capacitação sobre os “Cinco Básicos para o Desenvolvimento Infantil”, em uma palestra ministrada pela cofundadora do Movimento, Maria Rodrigues, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), posiciona o Município como pioneiro na implementação desse modelo no Brasil.
A capacitação reuniu cerca de 80 profissionais das secretarias municipais e do terceiro setor, promovendo a integração de diversas áreas na abordagem da primeira infância. A formação foi conduzida pelas servidoras Elina Robles, Ivelise Schalch e Laila Bilato. Nos quatro encontros realizados, os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar nos princípios do Movimento: dar amor e controlar o estresse; falar, cantar e apontar; contar, agrupar e comparar; explorar movimentos por meio das brincadeiras; e ler e discutir história
Maria Rodrigues, representante oficial do movimento The Basics no Brasil e cofundadora do Movimento dos Cinco Básicos, elogiou o empenho da gestão municipal. “Guarujá é um exemplo nacional. O envolvimento das secretarias e dos profissionais do Município demonstra que é possível implementar soluções simples, mas eficazes, para garantir um futuro melhor para as crianças”, ressaltou.
COMENTÁRIOS