Guarujá em Foco
Guarujá capacita GCMs de Santos em curso para porte de arma de fogo
Treinamento segue as normativas da Polícia Federal
Guarujá firmou um termo de cooperação técnica com a prefeitura de Santos no início deste mês para capacitação de Guardas Civis Municipais (GCMs) para o porte de arma de fogo. O curso de formação de armamento e tiro tem carga horária de 160 horas entre aulas teóricas e práticas. As instruções ocorrem na sede da Guarda Civil Municipal de Guarujá, na rua Dr. Carlos Nehring, 405, no Jardim Helena Maria. Até dezembro, 100 GCMs de Santos serão formados.
– Leia também: Cartão BOM Escolar: prazo para requisitar ou revalidar encerra neste mês
O treinamento está sendo coordenado pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) de Guarujá e segue as normativas da Polícia Federal para habilitação para arma de fogo, que faz parte do planejamento da prefeitura santista. A primeira turma deve finalizar o treinamento na próxima sexta-feira, 22.
Na grade curricular são abordados os aspectos legais do uso da arma de fogo e legislação aplicada, nomenclatura, característica de funcionamento, regras de segurança, equipamentos e acessórios, atendimento pré-hospitalar tático, fundamentos do tiro, técnica de tiro, manutenção dos armamentos entre outras habilidades.
Já na parte prática, os agentes aprendem sobre o manejo e condução das armas, técnica e prática de tiro, técnica de carregamento de armamento, panes/incidentes de tiro: identificação e saneamento; identificação de meios de proteção e tomada de posições: cobertura e abrigo; além da avaliação prática de tiro para comprovação de capacidade.
O treinamento prático e a avaliação de tiro são realizados nos estandes de tiro da Base Aérea de Santos e no Forte dos Andradas – 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea.
Arma de fogo
O Decreto nº 12.381/2017 regulamentou o uso de arma de fogo de calibre permitido pela GCM de Guarujá. Atualmente, 196 guardas estão habilitados ao porte de armas. Em julho, foram entregues 100 coletes balísticos e 75 algemas e armas longas (carabina CTT40 e espingarda calibre 12).
“A Guarda Municipal de Guarujá vem se qualificando e se aperfeiçoando em busca do protagonismo no sistema de segurança pública do Município, possibilitando a qualificação de outras GCMs para que também alcancem seus objetivos”, afirmou o subcomandante da GCM, Anderson Maia Racca.
You must be logged in to post a comment Login