Connect with us

Guarujá em Foco

Patrulha Maria da Penha celebra 5 anos em Guarujá com homenagens

Published

on

O Programa Patrulha Maria da Penha de Guarujá comemorou seu quinto aniversário com o evento “Fortalecendo Laços pela Proteção e Empoderamento das Mulheres”. A celebração, que integrou a programação dos 90 anos de emancipação da cidade, ocorreu na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá e contou com palestras e a presença de autoridades de segurança pública e do Judiciário.

»» Leia também: Quantidade de maconha vai diferenciar uso pessoal e tráfico

O prefeito Válter Suman destacou a importância da Guarda Civil Municipal (GCM) e do programa, que protege mulheres contra a violência. “Nossa Guarda Municipal é referência na Baixada Santista. Parabenizamos por esse trabalho de excelência que salva vidas”, afirmou Suman.

Edna Suman, presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá, ressaltou a importância da nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e os esforços para sua criação. “Comemoramos o quinto aniversário da Patrulha Maria da Penha e a renovação do convênio com o Ministério Público. As mulheres vítimas de violência em nossa cidade agora têm um atendimento digno e esperançoso”, pontuou.

Proteção para mulheres em situação de violência

Instituído pelo Decreto Municipal 13.045/2019, o programa visa proteger mulheres vítimas de violência através de ações preventivas da GCM. A Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Delegacia de Defesa da Mulher colaboram para o sucesso da iniciativa.

Desde sua criação, a Patrulha Maria da Penha atendeu mais de 816 casos de medidas protetivas e realizou mais de 40 detenções por descumprimento das ordens judiciais.

Programação do evento

O evento incluiu palestras como “Idealização do Programa Guardiã da Patrulha Maria da Penha” pelo promotor de Justiça Renato dos Santos Gama, que elogiou o programa por prevenir feminicídios na cidade. A promotora de Justiça Juliana Montsuma Lacerda Haddad falou sobre “Patrulha Maria da Penha: seleção e acompanhamento dos casos”. Adriana Midori Makimoto Barboza, coordenadora da Patrulha, abordou “Aspectos técnicos e operacionais da Patrulha Maria da Penha”.

“Celebrar esses cinco anos é reconhecer muito trabalho, luta e dedicação. Muitas vidas foram salvas por essa iniciativa”, afirmou Adriana Midori.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement