Guarujá conquista selo ‘Cidade Árvore do Mundo’ pelo segundo ano consecutivo

HomeGuarujá em Foco

Guarujá conquista selo ‘Cidade Árvore do Mundo’ pelo segundo ano consecutivo

Reconhecimento da Organização das Nações Unidas (Onu) e Fundação Arbor Day aprova diversas políticas públicas da Prefeitura em arborização; cerimônia de premiação será anunciada em breve

A Prefeitura de Guarujá conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o selo ‘Cidade Árvore do Mundo 2023’. O reconhecimento é da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e Fundação Arbor Day, que concede o título pelo programa Tree Cities of the World. Agora, o Município aguarda a data da cerimônia de premiação oficial.

»» Leia também: Guarujá: 90 famílias recebem chaves no Parque da Montanha

O selo é fruto do fomento de inúmeras políticas públicas em arborização. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), responsável pelo cuidado direto de áreas verdes, destaca que a transparência foi fundamental para manter a certificação. Isso porque a iniciativa avalia investimentos em plantios, podas, remoções e equipes de trabalho, além da aquisição de insumos e equipamentos.

Aplicativo ArBio

Em 2023, Guarujá e o Distrito de Vicente de Carvalho ganharam quase mil novas árvores e um avanço significativo no mapeamento da floresta urbana. Atualmente, já são 15.729 exemplares arbóreos cadastrados no aplicativo ArBio, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP), que é alimentado em parceria com acadêmicos de Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Guarujá, Ricardo de Sousa, a meta é continuar superando os cinco requisitos do programa. “O engajamento do poder público em parceria com a população tem rendido gerações mais conscientes e responsáveis pela preservação ambiental. A exemplo, sempre envolvemos a Cidade em projetos e formações educativas. Um dos nossos focos este ano é criar o Plano Municipal de Arborização Urbana”, pondera.

Conheça os cinco requisitos

Para serem reconhecidas, é necessário que as cidades participantes atendam a cinco requisitos essenciais no compromisso de cuidar de suas árvores e florestas, sendo eles: estrutura organizacional; corpo legal; dados censitários; recursos financeiros e atividades de celebração. Com isso, a região ganha em estabilidade climática, conforto ambiental, qualidade do ar, saúde e muito mais.

Tree Cities of the World

O Tree Cities of the World é um programa internacional liderado pela Fundação Arbor Day e pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações unidas (FAO/ONU). A iniciativa foi lançada em 2019 e atua no reconhecimento de cidades comprometidas em garantir que suas florestas urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável.

Mais de 21 países, como os Estados Unidos, França, México, Peru, Itália, Colômbia e Índia integram o programa. No Brasil, além de Guarujá, cidades como São Paulo, Maringá, Hortolândia e Campo Grande também participam. Todos os membros compartilham e adotam abordagens bem-sucedidas para o manejo do verde urbano, elevando a qualidade de vida da população.

 

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?