Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá discute ligação seca com secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

Published

on

Secretária Estadual esteve em Guarujá para entrega de balsa reformada; prefeito Válter Suman acompanhou vistoria feita pela secretária Natália Resende, em sua primeira visita à Região

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, esteve em Guarujá nesta segunda-feira (13) para a entrega da balsa FB-26, que foi totalmente reformada. A embarcação, que faz a travessia litorânea entre Guarujá e Santos, já se encontra em operação. Diariamente, de 30 a 35 mil usuários utilizam as balsas (Santos-Guarujá) e o volume registrado na temporada de verão é ainda maior. A FB-26 possui capacidade máxima para 36 veículos e 96 passageiros.

Para a reforma da balsa, o Estado investiu R$ 4,9 milhões, que engloba a última reforma feita entre 2016 e 2017. Os serviços incluem revisão de motores, novo sistema de comando, troca de equipamento para emergências, pintura, além de substituição de chapas da estrutura.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, acompanhou Natália Resende no Município, em sua primeira visita à Baixada Santista. “Estamos falando da maior travessia do mundo, em número de veículos. Toda melhoria e conquista são muito bem-vindas, até que nós tenhamos, definitivamente, a tão sonhada e esperada, ligação-seca entre Guarujá e Santos, como um dos fatores principais para o desenvolvimento da Baixada como um todo”, acrescentou Suman.

Durante a entrega da FB-26, Natália Resende pontuou que, no momento, o Governo do Estado atua em dois eixos, no sentido de aprimorar as travessias. “Primeiro estamos reforçando as reformas, para garantir a não descontinuidade do serviço, assim como a fiscalização. Paralelamente, também trabalhamos em projetos estruturantes, para melhorar o serviço, trazendo mais eficiência e qualidade à população”.

Na oportunidade, a secretária contou que, nesta terça-feira (14), apresenta ao conselho do programa de parcerias do Estado a proposta de uma concessão patrocinada, do serviço de travessias litorâneas de todo o Estado de São Paulo. A ideia, segundo Natália visa melhorar a eficiência, reduzir as filas, além de proporcionar uma tarifa mais justa ao usuário. “O Estado irá à iniciativa privada para ajudar, e também colocar recursos com projetos estruturantes e entregar um serviço de mais qualidade”, frisou.

Estado vai atualizar estudos da ligação-seca e
deve dialogar em conjunto com o Município

O prefeito Válter Suman aproveitou a ocasião para falar à representante do Governo do Estado sobre a importância dos projetos estratégicos saírem do papel, para que a questão da mobilidade urbana em Guarujá (e na Região) deixe de ser um problema que tanto impactam os municípios. “Os projetos já existem e as soluções são esperadas. Esperamos que, com o alinhamento entre os Governos, Estadual e Federal, tenhamos a tão sonhada ligação-seca”, defendeu o chefe do Executivo guarujaense.

A secretária de Estado contou que sua equipe concentra os esforços na atualização de estudos existentes. “Analisaremos o melhor modelo e conversaremos muito com a sociedade, sobre os investimentos e todo o processo de controle social. Isso vale para o túnel e balsas”, comentou.

Em breve, Suman deverá ser recebido pela secretária estadual, para as devidas tratativas em torno do projeto do túnel para a ligação-seca entre Guarujá e Santos.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement