Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá divulga resultados do primeiro Censo Hoteleiro: quase 11 mil leitos disponíveis

Published

on

Guarujá tem 11 mil leitos de hospedagem e empregabilidade no setor 14,9% acima da média estadual

Guarujá revelou os resultados do seu primeiro Censo Hoteleiro, apontando uma oferta de 10.952 leitos, além de um potencial de empregabilidade 14,90% acima da média estadual. A pesquisa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Visite Guarujá, foi divulgada durante o 2º Encontro Embaixadores do Turismo Responsável, realizado no Casa Grande Hotel Resort & Spa, nesta terça-feira (11).

O estudo foi realizado entre os meses de março e maio, a partir de visitas in loco a 159 meios de hospedagem – destes 51 são hotéis, 95 pousadas, 11 hostéis e dois resorts – contabilizando 10.952 leitos disponíveis. Ao todo são 3.835 unidades habitacionais, distribuídas em quartos duplos (1.605), triplos (1.178), quádruplos ou mais (1.052). Além disso, a soma também inclui 366 unidades com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs).

»» Leia também: Prefeitura convoca 117 novos aprovados em concursos da Educação

Empregabilidade acima da média

Já em relação a empregabilidade, comparado com a média do Estado de São Paulo, o Município apresentou 14,90% a mais de potencial. O mapeamento também chama atenção positivamente pelos números relacionados aos equipamentos ativos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, que identificou que 78,62% dos empreendimentos possuem o cadastro.

Pet Friendly

A pesquisa incluiu questionamentos referentes ao equipamento ser pet friendly, e o resultado demonstrou que 59,75% se adequaram para essa fatia de mercado, preparando-se para receber um público crescente, tendo em vista que cada vez mais pessoas usam este critério como fator determinante na hora de escolher onde se hospedar.

Avaliação

Segundo Lourival De Pieri, presidente do Visite Guarujá, os dados obtidos ajudarão a atrair mais eventos para a cidade e a reduzir a sazonalidade da demanda, além de elevar a taxa média de ocupação dos meios de hospedagem.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, destacou a importância do censo como ferramenta para gerar dados concretos sobre o turismo local e desenvolver políticas públicas eficazes para o setor.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement