Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá é a segunda cidade mais conectada da Baixada, diz pesquisa

Published

on

Ranking Connected Smart Cities 2022 analisou dados de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes para classificar os 100 mais desenvolvidos e conectados do País

Guarujá é a segunda cidade mais inteligente da Baixada Santista, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022. A pesquisa analisou dados de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes para classificar os 100 mais desenvolvidos e conectados do País. O estudo é realizado a partir de 75 indicadores divididos em 11 eixos temáticos: mobilidade urbana, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia.

— Leia também: CDHU promove plantão de atendimento sobre programa Vida Digna nesta sexta (14)

Publicado anualmente, o Ranking foi idealizado pela Necta e Urban Systems e apresenta as configurações reais das cidades, funcionando como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento do município. Santos foi a melhor colocada, ocupando a 13ª posição do ranking geral, e Praia Grande, 70ª. Dentro dos eixos avaliados, Guarujá se classificou entre as 100 melhores ocupando a 61ª colocação em âmbito nacional, alcançando a segunda posição na Baixada Santista, a sétima em Segurança, 27º lugar em Governança,  a 72ª posição em Urbanismo, a 79ª em Economia e o 78º lugar em Mobilidade.

O mapeamento faz parte da Plataforma CSC, que foi fundada em 2015 e se consolidou como uma referência no Brasil no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana. As frentes de atuação incluem os Eventos Connected Smart Cities & Mobility e Parque da Mobilidade Urbana em parceria com o Mobilidade Estadão, o Learn, o Ranking, o Portal e o Prêmio além do desenvolvimento de projetos especiais.

“Uma cidade inteligente é composta por projetos de gestão pública que se apoiem na sustentabilidade, pensando no bem-estar das próximas gerações. O futuro é planejado hoje e, com o aparato tecnológico necessário, podemos desenvolver soluções que impactem a sociedade como um todo, tornando as respostas mais ágeis às necessidades da população”, afirma a secretária municipal de Planejamento, Polliana Iamonti.

Segundo a União Européia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

O ranking completo está disponível no site https://ranking.connectedsmartcities.com.br/.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement