Guarujá em Azul: onda de empatia e conscientizaçãoFoto: Divulgação

HomeGuarujá em FocoColunas>Entre Sons e Tons – Tatiana Macedo

Guarujá em Azul: onda de empatia e conscientização

O mês de abril se veste de azul em Guarujá, com uma série de eventos inclusivos em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A data, instituída pela ONU em 2007 e oficializada no Brasil pela Lei 13.652/2018, ganha vida na cidade através de iniciativas que promovem informação, empatia e respeito à comunidade autista.

»» Leia também: Sinfonia Quântica: Bem-Estar, Frequências e Sabores em Harmonia

Caminhada e celebração na orla

Já no dia 2 de abril, a Apaag, em parceria com a Prefeitura de Guarujá, realiza um evento especial em frente ao letreiro “Eu amo Guarujá”, na Praia de Pitangueiras. Das 9h às 11h e das 13h às 15h, cerca de 300 crianças da Apaag participarão de brincadeiras, jogos adaptados de futebol e vôlei, além de desfrutarem de lanches e
banho de mar com cadeiras anfíbias.

Foto: Divulgação

No dia 6 de abril, às 14h, o Instituto União Autista convida a todos para a 4ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. A concentração será na Praça dos Expedicionários, na Fonte Interativa, com a participação especial da Turma das 8, projeto esportivo social que celebra a inclusão. “Ser diferente é normal”, afirma a Profª Elisabete, responsável pelo projeto, que se sente honrada em participar do evento, reforçando o poder do esporte na socialização e desenvolvimento de todos.

Foto: Divulgação

Reforçando o slogan da campanha do governo federal “Informação gera Empatia, Empatia Gera Respeito”, a caminhada tem o objetivo de chamar a atenção para o reforço do conhecimento para a inclusão. Com informação aumenta a aceitação e o respeito às pessoas autistas. Fundamental para o processo de construção de uma
sociedade mais inclusiva.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas no Brasil. O diagnóstico precoce e o acesso a informações precisas são cruciais para garantir o desenvolvimento e a qualidade de vida dessas pessoas.

Os eventos em Guarujá são um convite à comunidade para se unir em celebração à diversidade e em defesa dos direitos das pessoas autistas. Vista-se de azul, leve a sua família e participe dessa onda de inclusão!

Conquistas e Benefícios

A luta pela inclusão da comunidade autista tem gerado frutos importantes. No Brasil, a Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012) garante direitos como acesso à educação, saúde e proteção social. Além disso, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) facilita a identificação e o acesso a serviços prioritários.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?