Guarujá em Foco
Guarujá encerra período de chuvas sem ocorrências graves
Durante o verão, vigorou o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que consistiu no acompanhamento meteorológico, na leitura pluviométrica e nas vistorias de campo, com objetivo de evitar desastres naturais
A Defesa Civil de Guarujá fechou o período de chuvas sem ocorrências graves relacionadas a desastres naturais. O êxito é resultado do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que teve início em dezembro do ano passado e se encerrou no último dia 15. As equipes fizeram vistorias de campo, palestras em escolas, distribuição de material informativo, entre outras ações. No período, foram atendidas 117 ocorrências.
»» Leia também: Programa contempla mais 197 famílias em Guarujá
O Município está inserido no PPDC desde a sua criação, em 1989. O Plano tem como pilares técnicos o acompanhamento meteorológico, a leitura pluviométrica e as vistorias de campo, com objetivo de evitar desastres naturais
Durante o período, os técnicos emitiram avisos meteorológicos, sempre quando as condições climáticas indicaram risco potencial de deslizamento; alagamento ou inundações. Para isso, foram utilizadas as ferramentas de Interface de Alerta Preventivo (Idap), com envio de SMS, além de comunicados via redes sociais da Prefeitura de Guarujá e Defesa Civil.
A iniciativa contou com apoio da Defesa Civil do Estado de São Paulo e de diversos órgãos de apoio técnico entre eles, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).
“Com as vistorias de campo realizadas ao longo do ano passado e, intensificada neste ano, percebemos que a população desenvolveu um senso de percepção de risco e aprimorou seus conhecimentos sobre do local que reside, estreitando o contato entre poder público e sociedade”, afirmou o diretor da Defesa Civil, Jozzefer Vincov.
Cursos e treinamentos
Ao longo do período, a equipe da Defesa Civil de Guarujá participou de três cursos de aperfeiçoamento, entre eles Treinamento de Radioproteção para agentes de segurança pública; Movimentos Gravitacionais de Massas e Processo de Reconhecimento: Sistemas de Identificação.
Sirenes
Guarujá conta com Sistema de Alerta Remoto (Sisar) instalado na Escola Municipal Sérgio Pereira (Avenida Atlântica, 1.516 – Cidade Atlântica), próximo ao Morro da Barreira do João Guarda. O Sisar contém avisos para emergências durante eventos climáticos extremos e é mais uma ferramenta para as ações preventivas da Defesa Civil de Guarujá. A sirene faz com que as mensagens sonoras cheguem com clareza até por volta de 400 metros de distância.
Futuramente, as ruas do bairro receberão placas de sinalização indicando rotas de fuga, áreas sujeitas à erosão e desmoronamento, pontos de encontro e abrigos emergenciais. A comunidade também vai receber um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), com a participação dos moradores e integração direta com os agentes.
You must be logged in to post a comment Login