Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá está entre as 10 cidades do País no Ranking Connect Smart Cities eixo segurança

Published

on

Estudo promovido pela consultoria Urban Systems identifica as cidades mais inteligentes e conectadas do País

Guarujá está entre as 10 cidades do Brasil no Ranking Connected Smart Cities, edição 2022, no eixo segurança. O estudo, promovido pela consultoria Urban Systems, identifica as cidades mais inteligentes e conectadas do País. Guarujá conquistou o sétimo lugar em ações e investimentos voltados à segurança e no Ranking Geral está entre as 100 melhores.

— Leia também: Romu captura três homens por roubo em Vicente de Carvalho

Em sua oitava edição, a pesquisa coleta dados e informações dos municípios com mais de 50 mil habitantes, envolvendo 680 cidades. A iniciativa tem como base 75 indicadores, segmentados em 11 eixos temáticos, entre eles: urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, mobilidade, segurança, meio ambiente, tecnologia e informação e saúde.

“Este excelente resultado é fruto dos significativos e relevantes investimentos de nossa gestão no aparato de segurança e prevenção à violência. É um grande estímulo para trabalharmos ainda mais e alcançar resultados melhores para os próximos anos”, afirmou o secretário municipal de Defesa e Convivência Social, Sandro Pereira.

Na segurança, foram considerados seis indicadores, sendo cinco concebidos para o próprio eixo de segurança e um para o de meio ambiente. Entre eles, homicídios, mortes no trânsito, despesa com segurança, policiais/por habitantes, centro de controle de operações, monitoramento de áreas de risco.

Artigo Científico

A Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) recebeu, na quarta-feira (14), a visita do subinspetor da Guarda Municipal de Fortaleza e pesquisador de Segurança Pública, Roberto Nascimento. Ele visita as estruturas de segurança dos 10 municípios que pontuaram no Ranking Connected Smart Cities.

“Estou realizando uma pesquisa qualitativa, a fim de verificar as boas práticas realizadas nestas cidades, relacionadas à segurança. A experiência vai servir para escrita de um artigo científico e posteriormente também de um livro sobre o tema. Tudo isso, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU (Organização das Nações Unidas)”, afirmou o pesquisador.

Durante a visita, Roberto conheceu os equipamentos de segurança municipal, como a sede da Guarda Civil Municipal, a Central de Monitoramento, a Superintendência de Força-Tarefa e a Sedecon.

No encontro, o secretário adjunto da Sedecon, Denis Campos, apresentou a estrutura de segurança da Cidade, destacando a qualidade dos recursos humanos nas diversas áreas de atuação, bem como a capacidade de integração com os demais órgãos de garantia de direitos.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement