Guarujá em Foco
Guarujá está entre as 10 cidades do País no Ranking Connect Smart Cities eixo segurança
Estudo promovido pela consultoria Urban Systems identifica as cidades mais inteligentes e conectadas do País
Guarujá está entre as 10 cidades do Brasil no Ranking Connected Smart Cities, edição 2022, no eixo segurança. O estudo, promovido pela consultoria Urban Systems, identifica as cidades mais inteligentes e conectadas do País. Guarujá conquistou o sétimo lugar em ações e investimentos voltados à segurança e no Ranking Geral está entre as 100 melhores.
— Leia também: Romu captura três homens por roubo em Vicente de Carvalho
Em sua oitava edição, a pesquisa coleta dados e informações dos municípios com mais de 50 mil habitantes, envolvendo 680 cidades. A iniciativa tem como base 75 indicadores, segmentados em 11 eixos temáticos, entre eles: urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, mobilidade, segurança, meio ambiente, tecnologia e informação e saúde.
“Este excelente resultado é fruto dos significativos e relevantes investimentos de nossa gestão no aparato de segurança e prevenção à violência. É um grande estímulo para trabalharmos ainda mais e alcançar resultados melhores para os próximos anos”, afirmou o secretário municipal de Defesa e Convivência Social, Sandro Pereira.
Na segurança, foram considerados seis indicadores, sendo cinco concebidos para o próprio eixo de segurança e um para o de meio ambiente. Entre eles, homicídios, mortes no trânsito, despesa com segurança, policiais/por habitantes, centro de controle de operações, monitoramento de áreas de risco.
Artigo Científico
A Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) recebeu, na quarta-feira (14), a visita do subinspetor da Guarda Municipal de Fortaleza e pesquisador de Segurança Pública, Roberto Nascimento. Ele visita as estruturas de segurança dos 10 municípios que pontuaram no Ranking Connected Smart Cities.
“Estou realizando uma pesquisa qualitativa, a fim de verificar as boas práticas realizadas nestas cidades, relacionadas à segurança. A experiência vai servir para escrita de um artigo científico e posteriormente também de um livro sobre o tema. Tudo isso, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU (Organização das Nações Unidas)”, afirmou o pesquisador.
Durante a visita, Roberto conheceu os equipamentos de segurança municipal, como a sede da Guarda Civil Municipal, a Central de Monitoramento, a Superintendência de Força-Tarefa e a Sedecon.
No encontro, o secretário adjunto da Sedecon, Denis Campos, apresentou a estrutura de segurança da Cidade, destacando a qualidade dos recursos humanos nas diversas áreas de atuação, bem como a capacidade de integração com os demais órgãos de garantia de direitos.
You must be logged in to post a comment Login