Guarujá em Foco
Guarujá forma 33 novos guardas municipais nesta terça-feira (16)
Reforço: Novos GCMs passaram por curso teórico e prático elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública
A Prefeitura de Guarujá promove, nesta terça-feira (16), a formatura da 7ª turma da Guarda Civil Municipal (GCM). No total, 33 GCMs vão reforçar a corporação, que neste ano completa 25 anos. A cerimônia acontece, às 18 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba).
»» Leia também: Ruas do Jardim Guaiúba recebem pavimentação e outras melhorias
Os novos guardas passaram por curso teórico e prático de cerca de 600 horas, com duração de 90 dias. O Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física (CIFTCF) de Guardas Civis Municipais tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Já as disciplinas e assuntos abordados são diversificados e têm por finalidade oferecer ao profissional uma visão ampliada, sistêmica e interdisciplinar de segurança pública. As atividades envolvem aulas expositivas, debates, dinâmicas, atividades práticas, simulados, entre outras ações. O curso é ministrado por instrutores da própria corporação, além de autoridades e profissionais de destaque na área de Segurança Pública.
Guarda Municipal
Nos últimos anos, a GCM ampliou o seu efetivo com o reforço de 75 agentes, totalizando 343 GCMs. Regulamentou o uso de arma de fogo para corporação (Decreto 12.381/2017) com sua efetiva implementação. Outro investimento foi a reestruturação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que é o grupamento especializado da GCM responsável pelo atendimento operacional para ações de pronto emprego e de procedimentos de alta complexidade.
Foram implantadas, ainda, operações em conjunto com a Polícia Militar, entre elas a Operação Ferro Velho, Combate a Invasões e o reforço nos feriados prolongados. A GCM redistribuiu o efetivo, por meio das coordenadorias de Vicente de Carvalho, Enseada e Centro.
Atualmente, Guarujá é referência em capacitação de guardas municipais, por meio da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (Ceip); além de requalificar o próprio efetivo, ministrar cursos para as GCMs de Santos, Mairiporã e a primeira turma de guardas civis do município de Cubatão.
You must be logged in to post a comment Login