Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá homenageia 150 anos de Alberto Santos Dumont

Published

on

Solenidade contará com entrega de placa comemorativa e do espaço cultural alusivo ao Pai da Aviação, no Shopping La Plage

Guarujá homenageará os 150 anos de Alberto Santos Dumont – considerado o pai da aviação e Patrono da aeronáutica brasileira –, no próximo dia 19 de outubro. A solenidade terá início às 9 horas, no Shopping La Plage (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 885 – Pitangueiras) e contará com a entrega da placa comemorativa e do Espaço Cultural Alberto Santos Dumont.

»» Leia também: Guarujá realiza primeiro Campeonato de Futmesa nesta terça-feira (10)

A palestra “Os 150 anos de Alberto Santos Dumont” integrará a programação e será ministrada pelo coronel João Rafael Mallorca Natal, seguida da inauguração da placa comemorativa e espaço cultural.

O secretário municipal de Turismo, Fábio Santos, destaca a importância de homenagear o Pai da Aviação. “É uma figura nacional que transformou o mundo e tinha sua intimidade com o nosso Município, então é motivo de orgulho”, ressaltou o secretário.

A ação conta com apoio da Associação de Amigos da Base Aérea, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Comitê de Civismo e Cidadania da Associação Comercial de São Paulo, IV Comando Aéreo Regional (FAB), Rotary Club do Guarujá, Universidade Católica de Santos e da Base Aérea.

Relação com a Cidade

Nascido em 20 de julho de 1873, Santos Dumont era um assíduo frequentador de Guarujá e foi por aqui que o Pai da Aviação morreu em 23 de julho de 1932.  Como se vê, Santos Dumont marcou a história de Guarujá, que lhe rendeu homenagens dando seu nome a uma das mais importantes avenidas da cidade e a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho e, atualmente, a esse novo espaço.

A cidade também abrigou até este ano de 2023, o carro fúnebre que transportou o corpo do aviador. Ele foi restaurado por iniciativa privada e após, doado ao Museu Aeroespacial (RJ).

Invenções

Astrônomo amador, inventor, projetista, balonista e aviador, Alberto Santos Dumont construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, inaugurando a era dos voos controlados a partir de 1901, feito que o tornou uma das pessoas mais famosas do mundo no início do século XX.

Também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, o 14-Bis, em 1906. Voo este reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Aero Club de Paris, como o primeiro voo homologado de um veículo ‘’mais pesado que o ar’’ assistido, fotografado e filmado.

 

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement