Combate à Dengue conta com cerca de 90 agentes comunitários de controle de endemias, além de agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde
Buscando controlar os casos de dengue nessa temporada, a Secretaria de Saúde (Sesau) vem realizando ações de prevenção em todas as regiões da Cidade. Os agentes intensificaram desde a primeira semana do ano as visitas casa a casa em todos os bairros, mapeando os locais onde pode haver incidência de focos do mosquito Aedes aegypti.
»» Leia também: CAMP Guarujá lança edital para processo seletivo 2025
A iniciativa conta com cerca de 90 agentes de controle de endemias, e de agentes comunitários das unidades de Saúde, num esforço integrado para evitar novos casos da doença.
“Além de intensificar as ações dos agentes nos bairros, a Sesau reforça a importância da vacinação entre crianças de 10 a 14 anos, cujas doses estão disponíveis no Município”, ressalta o secretário adjunto da pasta, Fábio Mesquita, que informou que a partir da próxima semana haverá distribuição de repelente às gestantes atendidas nas unidades de saúde.
Mesquita acrescenta que a população deve adotar ações simples, porém fundamentais, para evitar focos dos mosquitos nas residências, principalmente o acúmulo de água parada em vasos de plantas e demais recipientes. Além disso, é importante o uso diário de repelente. “Cada um fazendo sua parte, prefeitura e população, conseguiremos combater a dengue em Guarujá”, finalizou.
Confira 10 passos para evitar os focos do mosquito Aedes aegypti:
1) Tampe caixas d’água, ralos e pias;
2) Higienize bebedouros de animais de estimação;
3) Coloque areia nos vasos de plantas;
4) Retire a água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros e lave-os com água e sabão;
5) Limpe as calhas e a laje da sua casa e coloque areia nos cacos de vidro de muros que possam acumular água;
6) Amarre bem os sacos de lixo e não descarte resíduos sólidos em terrenos abandonados ou na rua;
7) Caso precise guardar pneus velhos, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água;
8) Faça uma inspeção em casa pelo menos uma vez por semana para verificar possíveis focos de larvas;
9) Faça uso de repelentes e instale telas nas janelas;
10) Receba bem os agentes de saúde.
COMENTÁRIOS