Destaque
Guarujá intensifica fiscalização em ferros-velhos para coibir receptação
Além das operações especiais, a Guarda Municipal reforçou também o patrulhamento preventivo. No primeiro semestre do ano, a GCM realizou 50 flagrantes de furto de fios que foram encaminhados ao Distrito Policial
A Prefeitura de Guarujá intensificou a fiscalização em ferros-velhos da Cidade, a fim de coibir a receptação de cabos e fios de cobre furtados. Na manhã da última quinta-feira (4), a Guarda Civil Municipal (GCM) deflagrou uma operação nos bairros Enseada e Morrinhos IV.
Leia também: Comemoração dos 149 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont no Iate Clube
Durante as diligências foram vistoriados quatro estabelecimentos, localizados na Pedreira, Cantagalo, Barreira e Morrinhos IV. Em um dos locais foi constatado que o ferro-velho funcionava irregularmente. O estabelecimento foi notificado a providenciar o alvará.
“Se tem gente que rouba os fios é porque tem gente que compra o material. Por isso, estamos intensificando e criando novas estratégias para minar a ação dos criminosos”, afirmou o secretário de Defesa e Convivência Social, Sandro Pereira da Silva.
A Operação Ferro-Velho acontece periodicamente na Cidade e é coordenada pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon). Ação envolve a Ronda Ostensiva Municipal (Romu),Polícia Militar, além de representantes das concessionárias de serviços públicos, como energia elétrica, telefonia e abastecimento de água.
Guarda Municipal detém homem que furtava fio em um cavalo
A Guarda Municipal de Guarujá reforçou patrulhamento preventivo nas ruas, com vistas aos furtos de fios. Na noite da última quinta-feira (4), por meio das câmeras de monitoramento do Centro de Segurança Integrada (CSI), a equipe deteve um indivíduo que furtava fios na Rua Iracema, na Enseada. Montado em um cavalo, o homem usou o animal como apoio para subir no muro e cortar a fiação do local.
De posse das informações repassadas pelo Sistema de Rádio Comunicação, as viaturas se dirigiram até a região. Com a chegada da GCM, o indivíduo largou o alicate e tentou fugir, mas foi cercado pelas viaturas.
Com ele foi encontrado corda, alicate e 30 metros de cabo de fiação de 35cm. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Sede e preso em flagrante. O cavalo utilizado no crime foi recolhido para a Unidade de Vigilância em Zoonoses.
Na última quarta-feira (3), outro flagrante foi realizado. Durante o patrulhamento preventivo pela Praça dos Expedicionários, na Enseada, os agentes notaram que a iluminação do local estava desligada. Quando se aproximaram, viram um indivíduo em cima do muro e outro estava escondido.
Na ocorrência, foram recolhidas duas facas de serra, um relógio de luz e fios que haviam sido arrancados. Os objetos furtados foram avaliados em R$ 2.500. A dupla foi detida e encaminhada à Delegacia Sede, ficando a disposição da autoridade policial.
No primeiro semestre do ano, a GCM realizou 50 flagrantes de furto de fios que foram encaminhados ao Distrito Policial. A população também pode ajudar denunciando o delito pelo telefone 153 ou pelo 190.
You must be logged in to post a comment Login