Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá lança novo cronograma de vacinação para Febre Amarela

Publicado

em

A partir de segunda-feira (30), salas de vacina da Cidade terão programação especial para quem quiser se imunizar

Começa nesta segunda-feira (30) o novo cronograma de imunização para Febre Amarela nas salas de vacinas de Guarujá (confira abaixo a programação completa). Podem se vacinar com a primeira dose crianças a partir de 9 meses. A segunda dose é aplicada aos 4 anos. Já os maiores de 5 anos que não tenham registro de imunização também podem se proteger contra a doença com uma dose única.

Para a enfermeira e responsável técnica pela imunização no Município, Ana Teresinha Lopes Plaça, o objetivo é evitar a falta do imunizante. Foram recebidas 2 mil doses de vacina contra a Febre Amarela, sendo que o habitual é trabalhar com 4 mil doses. Um frasco rende 10 doses. “Montamos um esquema para evitar a perda do imunizante. Com esse esquema de imunização, evitamos que as pessoas fiquem sem a vacina até que o abastecimento seja normalizado”, diz a enfermeira.

— Leia também: Vicente de Carvalho paga conta única com 3% de desconto até hoje (26)

Teresinha lembra que também é necessário tomar a vacina se for viajar para áreas com casos confirmados de febre amarela, por exemplo. “A vacina deve ser administrada no mínimo 10 dias antes do deslocamento para a área de risco. Nesse período de férias, muitas pessoas procuram se proteger contra a doença, principalmente por conta de viagens programadas”, explica.

Certificado Internacional
O município não oferece mais o serviço de confecção do certificado exigido por alguns países para a entrada do viajante em seu território. Para obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, o interessado deve acessar o site: www.gov.br/pt-br/servicos com uma antecedência mínima de, pelo menos, 15 dias antes da viagem.

A doença

Pele e mucosas amareladas, febre alta e hemorragias são algumas das complicações que a febre amarela pode causar. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa para pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação, além do risco de reurbanização do contágio em áreas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. A prevenção de surtos e óbitos depende de ações preventivas, como a vacinação.

Confira o novo esquema de vacinação na Cidade:

• Segundas e quartas-feiras: Usafas Boa Esperança, Jardim dos Pássaros, Santa Cruz e Perequê

• Terças e sextas-feiras: UBS Vila Baiana, UBS Morrinhos, Usafa Las Palmas e UBS Pae Cará

• Quartas e quintas-feiras: UBS Vila Alice US Santa Rosa, Usafa Sítio Conceiçãozinha e Usafa Vila Zila

• Quinta e terças-feiras: UBS Pernambuco, Usafa Jardim Conceiçãozinha, Usafa Cidade Atlântica e Usafa Vila Edna

• Sexta e segundas-feiras: Usafa Jardim Brasil, Usafa Jardim Progresso, Usafa Vila Áurea e Usafa Vila Rã

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement