Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá monta hospital de campanha na Base Aérea

Published

on

Estrutura, que totaliza 1,9 mil metros quadrados, reforça aparato da Cidade visando aumento de demanda causado pelo novo coronavírus; Município terá, agora, 192 leitos à disposição

De Guarujá

Começa a ser montado nesta sexta-feira (3), no hangar da Base Aérea de Santos (Av. Presidente Castelo Branco, s/n° – Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho), o hospital de campanha que a Prefeitura de Guarujá providenciou para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No local, serão montados 70 leitos de apoio à rede municipal de saúde, sendo 50 clínicos e 20 de UTI.

A estrutura será composta por duas tendas, uma de 20×45 e outra de 20×50, totalizando 1.900 metros quadrados. O hangar possui cerca de 4 mil metros quadrados, o que permite a expansão do hospital de campanha, com o funcionamento de mais leitos, se for necessário. A previsão é de que a montagem esteja concluída dentro de uma semana.

A estrutura das tendas é feita, basicamente, do material conhecido como octanorm, um sistema de tubos de alumínio, com oito lados, utilizados para montagem de stands. O material é de fácil higienização, sendo, inclusive, lavável. Cada um dos 70 leitos terá estrutura individual medindo 7,5 metros, garantindo o distanciamento necessário entre os pacientes.

O hospital de campanha de Guarujá foi viabilizado com a autorização do Estado Maior das Forças Armadas, em articulação iniciada pelo prefeito Válter Suman. “O hangar da Base Aérea é um local amplo, arejado e ideal para a estrutura de um hospital de campanha. Por enquanto, é uma estrutura preventiva, já que a rede municipal, com o apoio do Hospital Santo Amaro, que ganhou mais 10 leitos contratados pelo Município, está dando conta da demanda”, ressalta o prefeito.

Suman, porém, destaca que a curva de casos no Brasil é ascendente. “Todas as cidades brasileiras, de porte médio para cima, precisam investir o que puderem para combater o novo coronavírus. Guarujá está fazendo sua parte”, disse.

Prefeitura viabiliza 192 leitos para combate ao Covid-19

Com o reforço do hospital de campanha na Base Aérea de Santos, a Prefeitura de Guarujá passa a ter 192 leitos para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Além do Hospital Santo Amaro (que é filantrópico e atende pelo SUS), onde o Município conseguiu implantar, há uma semana, 10 novos leitos de UTI, há unidades reservadas em diversos próprios da rede de Saúde da Cidade.

Um deles é o Ambulatório Referência em Especialidades (ARE) da Vila Júlia, que foi desmobilizado e agora possui 20 leitos de clínica médica que servirão de retaguarda para o hospital de campanha. Abaixo, a lista de leitos disponíveis:

Remove the row

Column: 1

Hospital de Campanha
UPA Vicente de Carvalho
UPA Rodoviária
ARE Vila Júlia
CAPS AD e CAPS 3
UPA Enseada
Hospital Santo Amaro

Column: 2

70 leitos (50 clínicos e 20 de UTI)
30 leitos (12 clínicos, 8 semi-intensivos e 10 de pediatria)
24 leitos (20 de observação e 4 de isolamento)
20 leitos de clínica médica
20 leitos (retaguarda para pessoas em situação de rua)
18 leitos (14 clínicos e 4 semi-intensivos)
10 leitos extras de UTI contratados pelo Município

(Foto: PMG)

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement