Destaque
Guarujá planeja vacinar 6 mil trabalhadores portuários a partir de terça-feira (1)
Guarujá planeja vacinar seis mil trabalhadores portuários contra a covid-19 a partir da próxima terça-feira (1). O Município aguarda o envio dos imunizantes da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz por parte do Governo do Estado para iniciar o atendimento aos profissionais. Em ato simbólico nesta quinta-feira (27), o prefeito de Guarujá, Válter Suman, participou, ao lado dos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, da vacinação dos primeiros 26 trabalhadores, na sede da Autoridade Portuária de Santos (SPA).
Para melhor controle e assertividade na distribuição das vacinas, os funcionários só serão atendidos se constarem em listas nominais elaboradas pelas empresas.
As doses serão enviadas de acordo com o município de trabalho de cada portuário. Por isso, além da exigência de constarem em lista, o profissional precisará comprovar que atua em um dos nove terminais que ficam em Guarujá, com apresentação de crachá e holerite, além de comprovante de residência, CPF e documento com foto.
Antecipados no PNI e vacinação simbólica
Os trabalhadores portuários estavam incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) como prioritários desde o começo da campanha de vacinação contra a covid-19, mas tiveram sua vacinação antecipada pelo Ministério da Saúde, especialmente pela detecção da variante indiana em tripulantes de um navio que atracaria em São Luís, no Maranhão. Em todo o Estado de São Paulo, está prevista a imunização de 21 mil trabalhadores portuários.
No ato simbólico que marcou o início da vacinação dos portuários, o prefeito de Guarujá destacou que é fundamental que cada vez mais trabalhadores sejam imunizados, em especial aqueles que nunca pararam durante a pandemia. “Portos e aeroportos são fronteiras e os trabalhadores estão diretamente expostos a riscos”, afirmou Suman.
Seguindo o PNI, Guarujá já vacinou trabalhadores da área da saúde, forças de segurança e agora estão sendo imunizados os motoristas do transporte público coletivo, além de idosos e pessoas a partir dos 40 anos com comorbidades ou deficiência permanente.
O ministro da Infraestrutura também lembrou que a classe portuária nunca paralisou suas atividades. “Esses profissionais estavam precisando de amparo porque estão em contato com a população de todo o mundo. São imprescindíveis para o País”, declarou Freitas.
Postos de vacinação
A vacinação continua no Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio) com esquema de imunização separado por primeiras e segundas doses na quadra do ginásio, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. No estacionamento, segue em funcionamento o drive-thru – apenas para as primeiras doses – das 9 às 15 horas.
Em Vicente de Carvalho, acontece no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças (Rua Padre Anchieta, 107 – Vila Alice). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.
Fotos e texto: PMG
You must be logged in to post a comment Login