Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá promove oficina para avaliar criação de uma terceira APA

Published

on

Encontro aberto à sociedade civil acontece na próxima terça-feira (2), das 17h30 às 19h30, no bairro Astúrias

A Prefeitura de Guarujá realiza, na próxima terça-feira (2), às 17h30, uma oficina inédita para ouvir sugestões da sociedade civil sobre a possível criação e traçado de uma terceira Área de Proteção Ambiental (APA) na Cidade, na região Sudoeste. O encontro acontece no auditório da Supmar Marina & Estaleiro, que fica no Complexo Industrial e Naval de Guarujá (CING), na Avenida Maria de Oliveira Chere, 140 – bairro Astúrias.

»» Leia também: PAT Guarujá oferta 199 vagas de emprego nesta quinta-feira (28)

O tempo de duração da reunião será de 120 minutos. Por isso, logo após o início da apresentação da proposta, haverá espaço aberto para manifestações até as 19h30. Aqueles que tiverem dúvidas preliminares podem acionar a Semam no e-mail semam@guarujá.sp.gov.br, com cópia para semam.dpa@gmail.com, ou no telefone (13) 3308-7865.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) é a responsável pela programação. O titular da pasta, Ricardo de Sousa, reforça que o engajamento de todos sobre o tema é fundamental. “Por isso, além de munícipes, contamos com a presença de representantes de associações de bairro e da iniciativa privada”

Região Sudoeste

Atualmente, Guarujá possui duas APAs já estabelecidas, a da Serra do Guararu e a da Serra de Santo Amaro, instituídas respectivamente em 2012 e 2021. Juntas, elas somam quase 50% de todo o território, e a primeira teve, inclusive, o seu modelo de governança reconhecido mundialmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

A proposta, agora é avaliar uma terceira APA, na região Sudoeste da Cidade, que compreende o bairro Santa Cruz dos Navegantes e praias como Guaiúba e Sangava. Uma curiosidade é que a Ilha de Santo Amaro tem o perfeito formato de um dragão (reconhecida até mesmo em documentos oficiais), e a futura área também é conhecida como a “Cabeça do Dragão”.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement