Destaque
Guarujá realiza Conferência Municipal nesta quarta (20)
Com o objetivo de propor diretrizes para políticas públicas sobre saúde mental, a Prefeitura de Guarujá realiza hoje (quarta,20), a etapa municipal da Conferência Estadual da Saúde Mental, sob tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. A conferência acontece das 13 horas às 17h30, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá, que fica na rua M, 75, no Jardim das Conchas, na Enseada.
Leia também: Bebê de Cristiano Ronaldo não sobrevive ao parto
O evento foi convocado pela Secretaria Municipal de Saúde e precede à Conferência Estadual. A mobilização tem como objetivo propor, além de diretrizes para a política municipal, também para a regional, estadual e nacional de Saúde Mental. A atividade contará com a participação de usuários dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps), seus familiares e profissionais de Saúde. O evento é aberto aos munícipes interessados no tema.
Na etapa municipal serão definidas regras de funcionamento para a proposição e votação de diretrizes, analisadas as prioridades locais e serão indicados os delegados e delegadas para a Etapa Macrorregional, sendo 12 usuários da Saúde Mental e seus familiares, seis trabalhadores da rede municipal de Saúde que atuem neste segmento e seis gestores da política pública de Saúde.
O eixo principal será “Fortalecer e garantir políticas públicas: “O SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”. Ainda serão debatidos eixos temáticos, como “Cuidado em liberdade como garantia de Direito”, “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental”, “Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade” e “Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”.
You must be logged in to post a comment Login