Guarujá acaba de renovar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a chegada de duas novas Ambulâncias Tipo B, de Suporte Básico. Os veículos, enviados pelo Governo Federal, somam-se às cinco ambulâncias já em operação no Município, além de quatro motolâncias.
»» Leia também: Guarujá reduz casos de dengue em 87% no primeiro trimestre de 2025
A entrega oficial ocorreu no último dia 14 de março, em Sorocaba, durante solenidade que contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Representando Guarujá, esteve a secretária adjunta de Saúde, Alessandra Taveira.
“É um avanço significativo para o atendimento de urgência e emergência em Guarujá. Com equipamentos modernos e mais acessíveis, conseguimos dar mais agilidade ao socorro e garantir mais conforto e segurança aos pacientes. Esse reforço na frota nos permite atender um número ainda maior de pessoas com eficiência e qualidade”, destacou a secretária.
Tipo B
As Ambulâncias Tipo B são destinadas ao transporte de pacientes com risco de vida desconhecido e vêm equipadas com tecnologia moderna para otimizar o atendimento. Entre os avanços, destacam-se a maca biarticulada, que reduz o esforço dos profissionais ao movimentar pacientes, e um sistema de suporte para a cadeira de rodas acoplado à porta do veículo, agilizando sua retirada.
“Quando puxamos a maca para fora, as rodas de apoio já saem automaticamente, minimizando o esforço físico da equipe. Já a cadeira de rodas agora fica posicionada na porta, facilitando seu acesso imediato”, explica Marcelo Valentim, coordenador do Samu de Guarujá.
Outro diferencial das novas ambulâncias é a presença de três cilindros de oxigênio – um a mais do que os modelos anteriores de Suporte Básico.
Com essa renovação na frota, Guarujá ultrapassa a recomendação do Ministério da Saúde para cidades do seu porte, que preconiza quatro ambulâncias de Suporte Básico e uma de Suporte Avançado.
COMENTÁRIOS