Connect with us

Destaque

Guarujá recebe garantia que não sofrerá com desabastecimento de oxigênio

Published

on

A White Martins, principal fornecedora dos gases medicinais, comunicou em reunião do Gabinete de Crise da covid-19 que reposições seguirão ocorrendo normalmente

O Gabinete de Crise da covid-19, agora centralizado no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba), informou nesta sexta-feira (26) que recebeu a garantia por parte da White Martins, principal fornecedora de gases medicinais, de que não sofrerá desabastecimento de oxigênio para manutenção de seus leitos, em especial os dedicados ao tratamento a pacientes com a covid-19.

Havia uma preocupação por parte da Cidade quanto à reposição dos gases medicinais nos últimos dias, o que motivou o Município a solicitar uma reunião de forma emergencial com representantes da empresa para pedir a intensificação dos reabastecimentos nas unidades.

Com um novo pico de casos e internações em razão da covid-19, a utilização em especial do oxigênio tem crescido de forma exponencial. Isso porque o insumo é necessário para auxiliar o paciente a continuar respirando.

“Foi uma excelente devolutiva que recebemos do fornecedor durante nossa reunião. É uma garantia fundamental para que as pessoas continuem respirando e consigam ser submetidas ao tratamento hospitalar para vencerem a doença”, destaca o secretário de Saúde de Guarujá, Vitor Hugo Canasiro.

Estoque de sedativos é preocupação

Por outro lado, a preocupação está no estoque de medicamentos sedativos para aplicação em pacientes que precisam ser submetidos à ventilação mecânica. Guarujá possui estoque garantido para pelo menos mais uma semana, mas com a crescente demanda de internações, em especial nas formas graves, o receio é de que a reserva dure menos tempo.
O Município já realizou uma compra capaz de reabastecer as unidades que contam com aparelhos de ventilação mecânica, mas a alta demanda por esses medicamentos tem se traduzido em demora nas entregas.

Além disso, a constante – e necessária – ampliação de leitos para tratamento de pacientes com a covid-19 deve demandar ainda mais medicações. Por isso, o Município intensificou o contato com fornecedores para aumentar o volume de unidades a ser recebida, a fim de garantir um estoque seguro desses insumos.

Centralização do Gabinete de Crise

Criado há exatamente um ano, o Gabinete de Crise da covid-19 é composto por membros das secretarias de Saúde, Defesa e Convivência Social, Coordenação Governamental, entre outras. Os encontros eram semanais para realizar um balanço do cenário da pandemia no Município e deliberar decisões.

No entanto, com a atual situação da pandemia no Município, o prefeito Válter Suman decidiu tornar o encontro deste colegiado diário e centralizado a partir desta sexta-feira (26).

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement