Guarujá recebe “Prêmio Excelência Educacional” pelo desempenho no SarespAlunos da escola municipal Giusfredo Santini tiveram bom desempenho na avaliação promovida pelo Governo Estadual. Foto: Celso Silva/Governo do Estado

HomeGuarujá em FocoDestaque

Guarujá recebe “Prêmio Excelência Educacional” pelo desempenho no Saresp

Mais uma vitória para o ensino público de Guarujá: o Município foi premiado pelo Governo do Estado de São Paulo com o “Prêmio Excelência Educacional” pelo bom desempenho da Escola Municipal Giusfredo Santini, no Morrinhos II, no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A cerimônia foi realizada na última terça-feira (25), no Memorial da América Latina, reunindo diversas autoridades, educadores e representantes municipais.

»» Leia também: Guarujá avança na inclusão do Movimento Cinco Básicos no Hospital Santo Amaro

O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. A iniciativa faz parte do programa “Alfabetiza Juntos SP”, que tem como meta garantir a alfabetização das crianças até o 2º ano do ensino fundamental.

“O prêmio se refere ao trabalho desenvolvido no ano passado pela unidade e deve ser festejado. O ótimo trabalho desenvolvido pela equipe gestora justifica a premiação. Mas ainda é pouco. Apenas uma das nossas 20 unidades de Ensino Fundamental I foi premiada. Já estamos trabalhando para alcançar melhores resultados neste ano”, afirma o secretário municipal de Educação, Mohamad Rahim.

Embora a adesão das redes municipais seja facultativa, Guarujá considera importante a participação dos alunos, tendo em vista a qualidade dos índices decorrentes da aplicação do exame, que fornecem dados importantes, capazes de orientar políticas educacionais e melhorar a qualidade do ensino, o que vai ao encontro das novas diretrizes de ensino estipuladas pela atual gestão da Secretaria Municipal de Educação.

Mohamed complementa que a avaliação é crucial para a rede municipal, pois permite identificar áreas que precisam de atenção especial, ajudando a planejar ações para elevar a educação. “Nossa gestão estabeleceu diretrizes específicas que conversam com a proposta do Saresp, entre elas o Foco na Aprendizagem dos Alunos e na Educação Integral, além do Monitoramento e Avaliação Contínua”, pontua.

Próximos passos

Diversas ações do Programa Alfabetiza Juntos já estão sendo efetivadas em Guarujá. A partir de abril, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) inicia a formação continuada para professores e gestores das 20 unidades de Ensino Fundamental I, voltada para a alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo, serão mais de 500 professores em formação mensal.

Atualmente, os alunos da rede municipal já estão participando do momento de fluência leitora, que deve avaliar a qualidade da leitura de todos os alunos dos 2º anos. Para isso, a Seduc apoia as unidades e equipes técnicas com formação específica, além de fornecer tablets para fortalecer a ação e facilitar o trabalho dos professores.

A pasta também aderiu à Plataforma Matific, que vai oferecer aos alunos um ensino da Matemática mais dinâmico, lúdico e interativo. “Semana que vem iniciaremos a utilização da Plataforma Elefante Letrado, uma biblioteca digital que pode, inclusive, ser acessada em casa, já que cada aluno tem seu próprio login e senha. A alfabetização na idade certa é prioridade para nós. Estamos construindo um caminho que garanta a aprendizagem”, finaliza o secretário.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?