Guarujá em Foco
Guarujá recebe vistoria de técnicos do Programa Rios Vivos
Cidade pediu inclusão no projeto para que bacias mais sensíveis, como Rio Santo Amaro, no Santo Antônio, e Rio do Peixe, no Perequê, sejam desassoreados
Guarujá recebeu, na última segunda-feira (7), a primeira vistoria com técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), do Governo do Estado. Após o envio de diversos ofícios pedindo a inclusão da Cidade no Programa Rios Vivos, foram visitadas as bacias mais sensíveis do Município: Rio Santo Amaro, no Santo Antônio, e Rio do Peixe, no Perequê.
Segundo a secretária municipal de Planejamento, Polliana Iamonti, houve uma reunião seguida de vistoria. “Quando acontece a combinação de fortes chuvas e maré alta, observamos dificuldade de dar vazão para essas águas. Por isso, precisamos que os rios sejam desassoreados para dar maior vazão”, explica a titular da Seplan.
— leia também: Vem entender o Novo PAC do governo federal
Ela relata que houve insistência na parceria justamente porque trará benefícios e melhorias à população de Guarujá, principalmente para os moradores dessas áreas. “Esse também é um caminho para garantir um futuro sustentável, gerando benefícios para o meio ambiente e para a população”.
Primeiro, foram visitados pontos para se observar a região, que desce da foz do Rio do Peixe. Foi realizado o acesso pela ponte na SP-061 e por uma comunidade ribeirinha, um pouco mais a frente. Depois, a vistoria aconteceu no Rio Santo Amaro, no cruzamento da Avenida Lydio Martins Correa e sobre a ponte da Avenida Santos Dumont.
O programa
O Programa Rios Vivos, liderado pelo Daee, tem como propósito melhorar a qualidade da água dos rios dos municípios paulistas. O objetivo é revitalizar os cursos d’água removendo sedimentos, gerando benefícios para o meio ambiente e a população. Rios mais limpos e vivos são fundamentais para garantir a qualidade de vida dos moradores e contribuir para um planeta mais saudável.
You must be logged in to post a comment Login