Guarujá em Foco
Guarujá recicla 220 litros de óleo e incentiva programa ambiental nas escolas
Novidade da Prefeitura em parceria com a iniciativa privada já alcança 37 pontos e multiplica conscientização para toda população
Com foco na destinação adequada do óleo de cozinha usado, uma nova parceria da Prefeitura de Guarujá com a iniciativa privada está rendendo bons frutos. Foram 220 litros de resíduos reciclados no primeiro semestre deste ano. O resultado integra o Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), desenvolvido na rede municipal de ensino desde 2022.
— Leia também: Grupamento Ambiental resgata cutia em academia
As primeiras a participarem da mobilização foram as Escolas Municipais Professora Maria Regina Teixeira dos Santos Claro, Franklin Delano Roosevelt, Paulo Freire e Professor Benedito Cláudio Silva. O funcionamento da proposta em quatro bairros estratégicos teve reflexos tão positivos, que foi expandido para outras 33 unidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II.
Uma das novidades é que, na segunda-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o Instituto Auá Preserva e a empresa Cargill reuniram gestores para fortalecer o apoio pedagógico no desafio. A oportunidade foi fundamental no incentivo da formação de 70 horas disponibilizadas num curso de dois módulos à distância, para ampliar o alcance da população.
De acordo com a diretora da Escola Municipal Angelina Daige, Elizabeth Sá de Araújo, que já garantiu o certificado de conclusão do curso PMANE, impulsionar a sustentabilidade está sendo enriquecedor. “Uma das primeiras coisas que aprendi foram os perigos da fabricação caseira do sabão com óleo de cozinha. O manejo incorreto da soda cáustica pode causar inúmeros problemas de saúde e, de imediato, disponibilizamos a informação para a comunidade. O engajamento foi bastante positivo”, destacou a colaboradora.
Prêmios e sugestões
O encontro contou ainda com muita troca, devido ao compartilhamento de ideias e ferramentas para conscientizar sobre a importância da logística reversa dentro da sala de aula. As práticas proporcionaram aos envolvidos um panorama geral de como mobilizar os estudantes e toda a comunidade escolar.
Para atrair os estudantes e familiares na coleta seletiva do óleo de cozinha usado, os organizadores do programa estimulam a realização de premiações periódicas. Neste sentido, cinco kits com produtos da Cargill, como molho de tomate, azeite, maionese e mostarda, foram entregues às cinco escolas municipais que lideraram a logística reversa do resíduo nos últimos seis meses.
São elas Cônego Domênico Rangoni, Professora Philomena Cardoso de Oliveira, Professora Valéria Cristina Vieira da Cruz Silva, João de Oliveira e Paulo Freire. Juntas, todas arrecadaram 220 litros de óleo de cozinha usado.
You must be logged in to post a comment Login