Connect with us

Guarujá em Foco

Guarujá registra queda histórica nos índices de criminalidade

Publicado

em

Segundo a SSP, a queda nos crimes em Guarujá e na Baixada Santista como um todo é resultado de ações coordenadas, que incluem o aumento do policiamento ostensivo e o uso de tecnologia e inteligência no planejamento das operações

Da Redação

As ações de segurança pública no município de Guarujá vêm apresentando resultados expressivos, com a cidade registrando os menores índices de criminalidade da história para um período de oito meses. A queda nos furtos e roubos de veículos, bem como nos assaltos em geral, reflete o trabalho integrado das forças de segurança, que intensificaram o policiamento nas ruas e realizaram prisões estratégicas de lideranças criminosas.

»» Leia também: Jantar da Associação Paulista de Medicina Guarujá no Chopp Halle Restaurante

Essa conclusão é da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, após análise dos dados divulgados recentemente. De janeiro a agosto de 2024, Guarujá contabilizou 113 furtos de veículos, uma queda de 35% em relação ao ano anterior. Já os roubos de carros, motos e caminhões caíram 44%, com apenas 29 registros.

A redução mais impressionante foi nos roubos de carga, que despencaram 78%, após o recorde de ocorrências no ano passado. Em 2023, a cidade enfrentou 76 casos de roubos de carga no mesmo período, enquanto neste ano foram apenas 16.

Os assaltos em geral também diminuíram, com uma queda de 35%, fechando o período com 1,2 mil registros policiais. Esse número representa a segunda menor marca para o crime em 24 anos.

Prisões desestabilizaram facções

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a queda nos crimes em Guarujá e na Baixada Santista como um todo é resultado de ações coordenadas, que incluem o aumento do policiamento ostensivo e o uso de tecnologia e inteligência no planejamento das operações.

A prisão de líderes faccionados na região, parte dessas operações, desestabilizou quadrilhas que atuavam no município.

O delegado Luiz Carlos do Carmo, diretor do Deinter 6, destacou a importância do trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar para combater o crime organizado, especialmente considerando a complexidade trazida pelo tráfico internacional de drogas, que tem o Porto de Santos como ponto estratégico. “Medidas enérgicas são necessárias para quebrar esse ciclo criminoso e ter impacto significativo na segurança da região”, afirmou.

Baixada Santista comemora redução nos principais crimes

Além de Guarujá, outras cidades da Baixada Santista também registraram queda nos indicadores criminais. Em Santos, os assaltos caíram 27,5% e em Praia Grande, os roubos de veículos reduziram 44%. São Vicente, por sua vez, registrou nove homicídios até agosto, o menor número desde 2001.

As autoridades de segurança celebram os avanços, mas ressaltam que o trabalho continuará firme para garantir a manutenção da segurança e a redução ainda maior dos índices criminais na região.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement