Guarujá representa Brasil em conferência sobre cuidados na primeira infância nos EUA

HomeGuarujá em Foco

Guarujá representa Brasil em conferência sobre cuidados na primeira infância nos EUA

Trabalhos realizados em Guarujá são pioneiros no Brasil e já beneficiaram quase 8 mil crianças

Uma comitiva da Prefeitura de Guarujá representou o Brasil na Conferência Anual do The Basics Learning Network, nos Estados Unidos. O evento reuniu estudiosos da primeira infância e aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro. O objetivo foi aprofundar os trabalhos científicos em torno dos princípios básicos do desenvolvimento infantil.

Dentre as novidades a serem implantadas na Cidade, estão o acompanhamento semanal das famílias participantes do programa, por meio de aplicativo de mensagem; além de implantação de praças e museu voltados ao desenvolvimento na primeira infância.

»» Leia também: Confira a programação de missas e cultos para Dia de Finados

Representaram a Cidade, o secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Rafael Carvalho; a assistente social Laila Bilato e a psicóloga Ivelise Schasch, responsáveis pela implantação do Programa Cinco Básicos em Guarujá.

“Durante a conferência, tivemos a oportunidade de apresentar os trabalhos realizados em Guarujá, que são pioneiros no Brasil, e já beneficiaram quase 8 mil crianças. Além de conhecer as inovações e trocar experiências com diversos profissionais”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Rafael Carvalho.

O secretário destacou ainda algumas novidades que serão implantadas na Cidade, como o acompanhamento semanal das famílias participantes do programa, por meio de aplicativo de mensagem; implantação de praças com equipamentos e brinquedos voltados ao desenvolvimento na primeira infância; além da busca por recursos para uma criação de um museu da criança.

Para aqueles que desejam conhecer onde o programa é aplicado, basta acessar o mapa interativo que mostra um panorama da ação https://monitoramento2023.netlify.app/mapa

Cinco Básicos

O Programa Cinco Básicos Guarujá foi viabilizado a partir de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o movimento internacional The Basics, representado como Cinco Básicos no Brasil. A iniciativa já acontece há dois anos na Cidade e conta com um trabalho em rede que envolve as secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social(Sedeas), Educação (Seduc) e Saúde (Sesau).

A parceria, inédita no País, visa à promoção de práticas de cuidado infantil baseadas em evidências científicas que apóiam o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças desde o nascimento até os seis anos de idade. Mais de 300 profissionais já foram capacitados e cerca de 8 mil crianças (0 a 6 anos) e suas famílias foram beneficiadas.

O movimento é organizado ao redor de cinco princípios que resumem pontos centrais das evidências científicas sobre o desenvolvimento na primeira infância: 1- Dar muito amor e controlar o estresse; 2- Falar, cantar e apontar; 3- Contar, agrupar e comparar; 4- Explorar através do movimento e da brincadeira e 5- Ler e discutir histórias.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?