Guarujá soma mais de mil atendimentos em ação na Praça 14 Bis

HomeGuarujá em Foco

Guarujá soma mais de mil atendimentos em ação na Praça 14 Bis

Além dos serviços das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento e Assistência Social, unidade da Cidadania Itinerante do Governo do Estado, também esteve no local

Mais de mil atendimentos foram realizados por meio de diversos serviços gratuitos oferecidos para a população na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, entre os dias 5 e 8 deste mês. No local, estiveram presentes a Cidadania Itinerante, uma van da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), do Governo do Estado, além de serviços da Prefeitura de Guarujá como o CTAPT Móvel (carro da Coordenação das DST/ Aids/ Hepatites), uma Unidade Móvel do Cadastro Único (CadMóvel) e um estande para adoção de animais.

Leia também: Contribuintes têm até terça (12) para pagar a 7ª parcela do IPTU/2022

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Marco Antônio Chagas, foram realizados, em três dias, 200 testes de hepatite C, 200 testes HIV e distribuídos 1.200 preservativos masculinos. A equipe de Combate às Arboviroses atendeu, ainda, 327 pessoas e distribuiu 500 folders informativos.

“Toda a ação, que visa à prevenção e a profilaxia, tem resultado positivo e extremamente satisfatório. No caso da Coordenação das DST/ AIDS/ Hepatites e da Coordenação do Combate às Arboviroses, em ações como essa, temos a oportunidade de orientar e encaminhar a população rumo ao autocuidado e à conscientização de que juntos (poder público e comunidade) somos muito mais eficazes contra diversas doenças que têm efeito deletério à Saúde Pública”, explica o superintendente.

O balanço ainda inclui a adoção de 13 cães filhotes, um cão adulto e três gatos, todos vítimas de abandono ou resgate. Os animais são castrados, medicados contra vermes, pulgas e carrapatos e vacinados com a primeira dose da vacina V8. Para a superintendente de Proteção e Bem-Estar Animal, Juliana Cazelli Silva, a ação foi um sucesso por ter atingido um público que talvez não iria até a sede da unidade para adotar.

Uma Unidade Móvel do Cadastro Único (CadMóvel) realizou ainda 759 atendimentos, entre inclusão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso a diversos programas sociais do Governo Federal. O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Já a Cidadania Itinerante, do Governo do Estado, somou mais de 500 serviços atendidos, sendo que a 2ª via de RG teve a maior procura. Segundo a secretária de Planejamento, Polliana Iamonti, a intenção agora é garantir a presença da van em outras comunidades. “Queremos levar também para a Praça do Povo, para o Morrinhos e outros bairros para que todos possam ter acesso a esse atendimento de excelência”.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?