Guarujá em Foco
Guarujá tem Dia D contra poliomielite neste sábado (21)
Evento acontecerá na Praça Horácio Lafer, e contará com prestação de serviço social e brinquedos para as crianças
Em comemoração ao Dia Mundial Contra a Poliomielite, em 24 de outubro, Guarujá, em parceria com o Rotary Club, realiza neste sábado (21), uma ação de conscientização para a importância de estar com as vacinas contra a pólio em dia. O evento acontecerá na Praça Horácio Lafer, na Enseada, das 14 às 21 horas, e será um dia dedicado à saúde e divertimento das crianças, com direito a escorregador e pula-pula.
»» Leia também: Prefeitura de Guarujá quer economizar R$ 30 milhões até o fim do ano
Os alunos de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá realizarão aferições de pressão arterial e glicemia, além do entretenimento ao ar livre para as crianças com pula-pula, tobogã, piscina de bolinhas e barracas de pipoca e algodão doce.
O presidente do Rotary Club de Guarujá, Thiago Araújo, abordou a importância do evento e da vacinação. “Será um dia dedicado a prestação de serviços sociais e conscientização para ajudar no estímulo a vacinação. Nós, do Rotary, estamos há 35 anos na luta para erradicar essa doença”, explicou.
Poliomielite
É uma doença infecciosa, paralisante e potencialmente mortal que afeta mais comumente crianças menores de cinco anos. Também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos.
A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada. Muitos portadores do poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. Aqueles que adoecem desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal. O tratamento inclui repouso, analgésicos e ventiladores portáteis.
You must be logged in to post a comment Login